-
I am a costumer: perception of visually impaired costumers in restaurants of a mall in Brasília (DF)||Soy un consumidor: perception of visually impaired costumers in restaurants of a mall in Brasília (DF)||Sou consumidor: percepção de consumidores cegos em restaurantes de um shopping de Brasília (DF)
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to demonstrate how visually impaired people find it difficult to play their role as costumer in a system that seems to neglect their consumption potential. The analysis of the situation is made under the light of Federal Law 13.146 / 2015, and District Laws 3.634 / 2005 and 4.317 / 2009. Its objective is to analyze the importance of the perception of visually impaired people regarding the consumption environment and the quality of the service offered in the restaurants of the Conjunto Nacional mall, in Brasília. The research is qualitative in nature, with interviews, conducted with visually impaired costumers, followed by discourse analysis. The results show the dissatisfaction of visually impaired costumers with the lack of preparation of the attendants and the inadequacy of the establishments.||Este artículo tiene como objetivo demostrar cómo las personas con discapacidad visual tienen dificultades para desempeñar su papel de consumidores en un sistema que parece despreciar su potencial de consumo. El análisis de la situación se realiza a la luz de la Ley Federal 13.146/2015, e de las Leyes de Distrito 3.634/2005 y 4.317/2009. Su objetivo es analizar la importancia de la percepción de las personas ciegas con respecto al ambiente de consumo y la calidad del servicio ofrecido en los restaurantes del centro comercial Conjunto Nacional, en Brasilia. La investigación es de naturaleza cualitativa, fueran realizadas entrevistas con consumidores ciegos, seguida de un análisis del discurso. Los resultados muestran la insatisfacción de los consumidores con discapacidad visual con la falta de preparación de los asistentes y la inadecuación de los establecimientos.||O presente artigo pretende demonstrar como as pessoas com deficiência visual enfrentam diversas dificuldades para exercer o seu papel enquanto consumidores, em um sistema que parece desprezar o seu potencial de consumo. A análise da situação é feita sob a luz da Lei Federal 13.146/2015, e das Leis Distritais 3.634/2005 e 4.317/2009. O seu objetivo é analisar a importância da percepção das pessoas cegas quanto ao ambiente de consumo e sobre a qualidade do atendimento oferecido nos restaurantes do shopping Conjunto Nacional, em Brasília. A investigação é de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com consumidores cegos seguida da análise de discurso. Os resultados mostram a insatisfação dos consumidores com deficiência visual com a falta de preparo dos atendentes e a inadequação dos estabelecimentos.
ISSN
2318-8561
Periódico
Autor
Lima, Letícia | Rodrigues Gonçalves Curado, Raquel | Mendes Araújo, André Luiz
Data
27 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/28979 | 10.26512/revistacenario.v8i15.28979
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 8 No. 15 (2020); 64 - 77 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 8 Núm. 15 (2020); 64 - 77 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 8 No. 15 (2020); 64 - 77 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 8 n. 15 (2020); 64 - 77 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 8 N.º 15 (2020); 64 - 77 | 2318-8561 | 10.26512/revistacenario.v8i15
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion