Descrição
Sobre finales del S.XIX, los avisos publicitarios de productos de higiene y nutrición se multiplican al ritmo vertiginoso en que se producen novedosos y “revolucionarios” productos, como el emblemático “extracto de carne”. Fuertemente orientados a la mujer como consu, estos avisos no sólo promocionan una marca sino también (re)producen identidades. En este trabajo analizo desde una perspectiva socio-semiótica cómo la publicidad impresa en medios de prensa de Liebig’s Extract of Meat recontextualiza identidades de género a primera vista dispares que sin embargo constituyen distintas facetas de una identidad en evolución.||No final do século XIX, as propagandas de produtos de higiene e nutrição multiplicaram-se de forma vertiginosa com a produção de novos e "revolucionários" produtos, como o emblemático "extrato de carne". Fortemente voltados para mulheres como consumidoras, esses anúncios não apenas promovem uma marca, mas também (re) produzem identidades. Neste artigo, analiso a partir de uma perspectiva sócio-semiótica como o extrato de Liebig da publicidade na mídia impressa recontextualiza identidades de gênero díspares à primeira vista que, no entanto, constituem diferentes facetas de uma identidade em evolução.