-
Os 500 Arhats: o retorno de Murakami Takashi e a transformação da arte japonesa
- Voltar
Metadados
Descrição
Murakami Takashi is one of the most celebrated contemporary international artists. His exhibitions, held at the greatest museums in the world and in famous places such as the Rockefeller Center or the Palace of Versailles, have attracted millions of visitors, fueled the artist’s popularity and created a legion of admirers inside and outside Japan. Murakami, whose achievement counts on the joint work of hundreds of people, impresses by the dimensions, the quality and the use of digital media. Through his art, Murakami manages to blend traditional iconography with that of manga, and the trends of otaku culture with foreign influences in postwar Japanese society. In October of 2015, after 14 years of absence of the artistic scene of his country, Murakami decided to expose again in Tokyo, in the Museum Mori. The result was The 500 Arhats exhibition, a series of new works that have as their theme art, religion, death and human limitations. The title of the exhibition refers in particular to a painting 120 meters long (one of the largest ever made in the history of world art), which was originally produced for the State of Qatar as a personal way of thanking of the artist for the support Japan received from that country after the 2011 Tsunami. The proposal of this article is to analyze the meaning and importance of the Murakami exhibition in today’s cultural context of Japan, and at the same time, it aims to reflect about his role as an artist and his complex relationship with some aspects of Japanese cultural tradition.||Murakami Takashi é um dos mais celebrados artistas internacionais contemporâneos. As suas exposições, realizadas nos principais museus do mundo e em lugares famosos como o Rockfeller Center ou o Palácio de Versailles, têm atraído milhões de visitantes, alimentado a popularidade do artista e criado uma legião de admiradores dentro e fora do Japão. As obras de Murakami, cuja realização conta com o trabalho conjunto de centenas de pessoas, impressionam pelas dimensões, a qualidade e a utilização de mídias digitais. Por meio de sua arte, Murakami consegue fundir a iconografia tradicional com a dos mangás, e as tendências da cultura otaku com as influências estrangeiras na sociedade japonesa do pós-guerra. Em outubro de 2015, após 14 anos de ausência da cena artística do seu país, Murakami decidiu voltar a expor em Tokyo, no Museu Mori. O resultado foi a exposição The 500 Arhats, uma série de novos trabalhos que têm como tema a arte, a religião, a morte e as limitações humanas. O título da exposição refere-se, em particular, a uma pintura de 120 metros de comprimento (uma das maiores já realizada na história da arte mundial), que foi originalmente produzida para o Estado do Qatar como forma pessoal de agradecimento do artista pelo apoio financeiro que o Japão recebeu daquele país após o Tsunami de 2011. A proposta deste artigo é analisar o significado e a importância da exposição de Murakami no contexto cultural do Japão de hoje, e, ao mesmo tempo, visa refletir sobre seu papel de artista e sua complexa relação com alguns aspectos da tradição cultural japonesa.
ISSN
2447-2484
Autor
Farani, Donatella Natili
Data
26 de junho de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20486 | 10.26512/vis.v16i1.20486
Idioma
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte; v. 16 n. 1 (2017); 222-254 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Arte. Japão. Tradição. Modernidade. Pós-Fukushima. Murakami Takashi. | Art. Tradition. Modernity. Post-Fukushima. Murakami Takashi.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion