Descrição
From an autobiographical and a/r/tographic perspective, I elaborated a textual and visual narrative based on the relationship among queer theory, visual arts and education, creating meanings about gender and sexualities issues in educational contexts. Starting from my experiences as a teacher of visual arts, artist and researcher, I discuss possibilities for the reconstruction of a pedagogical practice which makes possible to overcome some exclusionary paradigms. Understanding that unrest, annoyance and doubt accompany my pedagogical practice, I propose: “o retorno do Mamão-macho” and a “pedagogia da viadagem”, as a cut of the Master’s Degree research by the Associate Program of Post-Graduation in Visual Arts of Universidade Federal de Pernambuco and Universidade Federal da Paraíba.||Numa perspectiva autobiográfica e artográfica, elaborei uma narrativa textual e visual a partir das relações entre teoria queer, artes visuais e educação, criando sentidos sobre questões de gênero e sexualidades em contextos educacionais. A partir de minhas experiências como professora de artes visuais, artista e pesquisadora discorro sobre possibilidades de reconstrução de uma prática pedagógica que possibilita a superação de alguns paradigmas excludentes. Entendendo que o desassossego, o incômodo e a dúvida acompanham minha prática pedagógica, proponho: “o retorno do Mamão-macho” e uma “pedagogia da viadagem”. É recorte de uma investigação de mestrado pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB.