-
ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL WORK AND THE USE OF DIDACTIC RESOURCES BY LITERACY TEACHERS IN RECIFE, BRAZIL||ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO RECIFE (PE)
- Voltar
Metadados
Descrição
Literacy teachers have to ponder on means and strategies for the Organization of Pedagogical Work (OPW) aiming at teaching writing and reading as from discussions on the properties and principles of the Alphabetic Writing System (AWS) and based on the social practices of students’ reading and writing. In other words, one has to adequate didactic resources to teaching practices that articulate with experiences of learners outside the school. Current work is a section of a larger research to analyze daily teaching practices in the school on the organization of pedagogical work and identify the didactic resources used by teachers in the classroom in the first literacy class. Based on qualitative ethnographic research, thirty investigations were undertaken in three government-run schools in Recife, Brazil, between 2016 and 2017. Results revealed that the blackboard and exercise books are the most used tools, even though other tools exist on the premise. The textbook was used in different ways even though rarely used during lessons. Games and technological resources were present in classroom routine but for short duration and corresponded to resources which most provided interest and concentration. Further, interviews with teachers showed that in classes where games and electronic games were employed, the number of students with greater knowledge in writing was greater than in classes in which the teacher did not employ these means. ||Professores alfabetizadores precisam pensar meios e estratégias para a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) tendo em vista a aprendizagem da leitura e escrita, a partir da reflexão sobre as propriedades/princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), como também com base nas práticas sociais de leitura e escrita de seus alunos. Ou seja, adequar os recursos didáticos às práticas de ensino que se articulem com as vivências dos aprendizes fora da escola. Assim, este trabalho, que se integra a uma pesquisa maior, objetivou analisar as práticas docentes no cotidiano escolar, com relação à organização do trabalho pedagógico, e identificar os recursos didáticos utilizados pelas professoras em salas de aula do primeiro ano do ciclo de alfabetização. Com base na pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizamos trinta observações em três escolas da rede municipal de Recife - Pernambuco, nos anos de 2016 e 2017. Os resultados revelaram que lousa e cadernos ainda são os recursos mais utilizados, apesar de outros existentes na escola. O livro didático foi utilizado de diferentes formas, porém, evidenciamos que foi pouco frequente nas aulas. Jogos e recursos tecnológicos estiveram presentes na rotina de sala de aula em menor tempo e correspondiam aos recursos que mais causavam interesse e concentração nos alunos. Além disso, através de entrevistas com as docentes, percebemos que nas turmas em que os jogos físicos e eletrônicos eram utilizados, o número de alunos com avanços no conhecimento sobre a escrita era maior que na turma da docente que não fazia uso desses recursos.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Ramos Viégas, Maria | Ferreira, Andrea Tereza Brito
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/9161 | 10.17765/1518-1243.2020v22n2p207-214
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Iniciação Científica Cesumar
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 22 No 2 (2020): Temática: Educação; 207-214 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Temática: Educação; 207-214 | Iniciação Científica Cesumar; v. 22 n. 2 (2020): Temática: Educação; 207-214 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
Didactic resources | Literacy | Reading and writing | Alfabetização | Letramento | Recursos didáticos | Alfabetização | Organização do Trabalho Pedagógico | Letramento | Recursos Didáticos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | Texto