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CONTRIBUTIONS OF NGOS FOR EXPERIENCES IN AUTONOMY IN SOCIALLY VULNERABLE CHILDREN AND ADOLESCENTS||CONTRIBUIÇÕES DE ONGS PARA EXPERIÊNCIAS DE AUTONOMIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERABILIZADOS SOCIALMENTE
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Metadados
Descrição
Educational experiences of NGOs dedicated to socially vulnerable children and adolescents enrolled in tutoring and learning support classes, verified possible contributions of these experiences for the autonomy of children and adolescents. Methodology comprised the study of multiple cases (YIN, 2005) by interpretative analysis (TRIVIÑOS, 1987). Data were retrieved from chats with adolescents in field research for a 2018 dissertation and interviews with children and adolescents in NGOs, triggering an on-going thesis since 2019. Theoretical reference was foregrounded on John Dewey (1971) and Paulo Freire (1987; 1996) on “learning through experience”; Zucchetti & Moura (2016; 2019) on non-school education; and Paulo Freire (1983; 1987), with idea of being greater, liberating activities and autonomy. Non-school experiences in education may contribute towards the autonomy of agents when there are possibilities of critical analysis of the context and challenges to take alternatives for the solution of problems through the involvement in the activities of NGOs and within the area. Intentionality of practices should be taken into account. They should contribute towards emancipation and autonomy of agents, making them aware of their choice in searching for alternatives and opportunities of change. ||O artigo analisa experiências educativas de Organizações Não Governamentais (ONGs) que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, averiguando possíveis contribuições dessas experiências para a autonomia de sujeitos infanto-juvenis. A metodologia que conduziu esta pesquisa qualitativa é o estudo de casos múltiplos (YIN, 2005) por meio da análise interpretativa (TRIVIÑOS, 1987). Os dados que serviram de base emergiram de rodas de conversas realizadas com adolescentes nas pesquisas de campo para uma dissertação defendida em 2018 e de entrevistas com crianças e adolescentes em uma ONG que serviram como ponto de partida para uma tese em andamento desde 2019. O referencial teórico está alicerçado em John Dewey (1971) e Paulo Freire (1987; 1996), para tratar de “aprender com a experiência”, Zucchetti e Moura (2016; 2019), para fundamentar educação não escolar, e Paulo Freire (1983; 1987), com os conceitos de ser mais, ação libertadora e autonomia. A empiria nos permitiu observar que as experiências de educação não escolar investigadas podem contribuir para a autonomia dos sujeitos, a partir do momento em que proporcionam possibilidades de análise crítica de seu contexto e os desafiam a pensar em alternativas para a resolução de problemas, por meio do envolvimento em atividades e ações na ONG e no território. Para tanto, é preciso considerar a intencionalidade das práticas, que devem objetivar contribuir com a emancipação e a autonomia dos sujeitos, buscando torná-los conscientes de suas escolhas na busca por alternativas e oportunidades de mudança.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Silva, Patrícia Modesto da | Voltz, Carlos | Moura, Eliana Perez Gonçalves de | Zucchetti, Dinora Tereza
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/9376 | 10.17765/1518-1243.2020v22n2p225-235
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Iniciação Científica Cesumar
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 22 No 2 (2020): Temática: Educação; 225-235 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Temática: Educação; 225-235 | Iniciação Científica Cesumar; v. 22 n. 2 (2020): Temática: Educação; 225-235 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
Autonomy | Non-school education | Educational experiences | Socially vulnerable | Autonomia | Educação não escolar | Experiências educativas | Vulneráveis socialmente | Educação não escolar | ONGs | Contraturno
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | Texto | Português (Brasil)