-
MOTOR SKILL AND PERFORMANCE SCHOLAR WRITING TASKS ON CHILDREN FROM 6 TO 11 YEARS OLD||Destreza motora e desempenho em tarefas escolares de escrita em crianças de 6 a 11 anos de idade
- Voltar
Metadados
Descrição
Learning difficulties are present in classrooms and can cause irreparable damage such as dropping out of school. Studies show that individuals with learning difficulties tend to have delays in manual coordination, manual dexterity and fine motor skills. The objective of this study was to correlate the performance in tests of manual dexterity with the performance in school tasks of writing in children with typical development. The participants were 15 schoolchildren with typical development, between 6 and 11 years old, who attended regular school, being evaluated with the following instruments: Van Strien questionnaire for manual preference, Box and Blocks Test (TCB), Jebsen Taylor Manual Function Test (TFMJT) and School Performance Test (TDE). In the statistical analysis it was found that 84.62% of the children were characterized as right-handed and 15.38% as ambidextrous, in addition to a positive linear correlation between TCB and TDE, and a negative linear correlation between TFMJT and TDE, and that children performed better according raising of the age. It was concluded that there was a correlation between manual motor dexterity and performance in school writing tasks.||As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas salas de aula e podem ocasionar danos irreparáveis como a evasão escolar. Estudos apontam que indivíduos com dificuldades de aprendizagem tendem a apresentar atrasos na coordenação manual, destreza manual e nas habilidades motoras finas. O objetivo desse estudo foi correlacionar o desempenho em testes de destreza manual com o desempenho em tarefas escolares de escrita, em crianças com desenvolvimento típico. Os participantes foram 15 escolares com desenvolvimento típico, entre 6 e 11 anos de idade, que frequentassem escola regular, sendo avaliados com os seguintes instrumentos: Questionário Van Strien para preferência manual, Teste Caixa e Blocos (TCB), Teste de Função Manual Jebsen Taylor (TFMJT) e Teste de Desempenho Escolar (TDE). Na análise estatística verificou-se que 84,62% das crianças caracterizaram-se como destras e 15,38% como ambidestras, além de correlação linear positiva entre o TCB e o TDE, e correlação linear negativa entre o TFMJT e o TDE, e que as crianças apresentaram melhor desempenho de acordo com o aumento da idade. Conclui-se que, houve correlação entre a destreza motora manual e o desempenho nas tarefas escolares de escrita.
ISSN
2317-7853
Autor
Silva , Nadja Moreira da | Avelino Amorim, Ana Rita | Boe De Almeida Turco , Bruna Paula | Cymrot, Raquel | Blascovi-Assis, Silvana Maria
Data
25 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11169 | 10.34024/olhares.2021.v9.11169
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Nadja Moreira da Silva , Ana Rita Avelino Amorim, Bruna Paula Boe De Almeida Turco , Raquel Cymrot, Silvana Maria Blascovi-Assis | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 143-158 | 2317-7853
Assuntos
Learning to Write | Motor Skill | Psychomotricity | Aprendizagem da Escrita | Habilidade Motora | Psicomotricidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion