-
VIRTUAL COMMUNITIES:SYSTEMATIZE CONCEPTS||COMUNIDADES VIRTUAIS: SISTEMATIZANDO CONCEITOS
- Voltar
Metadados
Descrição
In this speech we are going to sistematyze some concepts that emerged in the context of communication and interaction in the Cyberspace and that are unfairly used in some contents as synonims or with different meanings, sometimes contraditory. We start by presenting the concept of Virtual Community, emphasising specific features. Then, we introduced Learning Virtual Community, discussing the basic components: the cognitive presence, the social presence and the teaching presence. It will be discussed the context in which emerged the concept of practical community, enhancing the basic features that give it individuality and especificity. To conclude, we consider the atributes that a virtual community should have to promote the development of informal learning, essencial in the Knowledge Society context, in which continuous learning is a natural result of social and tecnological moment.||Nesta comunicação vamos sistematizar alguns conceitos que emergiram no contexto da comunicação e interacção no ciberespaço e que são usadas na literatura de forma indiscriminada como sinónimos ou com significados dispares, por vezes, contraditórios. Começamos, assim, por apresentar o conceito de comunidade virtual, destacando aquilo que são as suas características individualizadoras. Introduzimos depois o conceito de comunidade virtual de aprendizagem, discutindo aquelas que são as suas componentes básicas: a presença cognitiva, a presença social e presença de ensino. Será discutido depois o contexto em que emergiu o conceito de comunidade prática, realçando-se as características básicas que lhe conferem individualidade e especificidade. Terminamos tecendo algumas considerações sobre os atributos que uma comunidade virtual deve ter para promover o desenvolvimento de aprendizagens informais, essenciais no contexto da sociedade do conhecimento em que a aprendizagem contínua é uma consequência natural do momento social e tecnológico.
ISSN
1982-6109
Periódico
Colaboradores
CIED
Autor
Lisbôa, Eliana Santana | Coutinho, Clara Pereira
Data
27 de julho de 2011
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 2, n. 4 (2011) | 19826109
Assuntos
Educação e Tecnologia | In this speech we are going to sistematyze some concepts that emerged in the context of communication and interaction in the Cyberspace and that are unfairly used in some contents as synonims or with different meanings, sometimes contraditory. We start by
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"