Descrição
Among the Blended Learning models, the Flipped Classroom is the model that has attracted more attention from teachers. In this model, the students study at home the theoretical contents of the discipline while the time in the classroom is destined to the development of practical activities and exercises supervised by the teacher. Although apparently simple, this model causes many modifications in the traditional classroom organization. In this work, we will present a brief report on the emergence of the Flipped Classroom method, its implications for teaching and examples studies conducted on this subject in the Brazilian context.||Dentre os modelos de ensino híbrido, a Sala de Aula Invertida é o modelo que tem chamado mais atenção dos professores. Nesse modelo, os alunos estudam em casa os conteúdos teóricos da disciplina enquanto que o tempo em sala de aula é destinado ao desenvolvimento de atividades práticas e exercícios supervisionados pelo professor. Apesar de aparentemente ser simples, esse modelo provoca uma série de modificações na organização tradicional da sala de aula. Neste trabalho, iremos apresentar um breve relato sobre o surgimento do método da Sala de Aula Invertida, suas implicações para o ensino e exemplos estudos realizados sobre essa temática em contexto brasileiro.