-
THE DL TUTOR PERFORMS: SELF EVALUATION COMPETENCES TO A PROFESSIONAL MANNER EXCELLING FOR QUALITY OF DISTANCE EDUCATION||ATUAÇÃO DO TUTOR NA EAD: COMPETÊNCIAS AUTOAVALIATIVAS PARA ATENDER AOS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE
- Voltar
Metadados
Descrição
The DL tutor performs several functions during the learning process of students being responsible for teaching an online course, promoting the interaction, relationships and knowledge exchange among participants. For these tasks and roles can be developed in a professional manner excelling for quality of distance education courses there are many necessary skills and competences that need to be worked on and improved, such as: the technological, the social, the personal and the professional. So, the aim of this work is to identify in the tutoring of DL the necessary competences to tutors of technical courses of IFSP UAB polo in São José do Rio Preto in their academic activities, and that in their perception may contribute to promote a quality education and attend the challenges imposed by Distance Learning. Thus, we designed a qualitative survay to the tutors about the competences developed in their tutorials in technical courses IFSP polo UAB in São José do Rio Preto - SP. Then, we confront the results obtained from the theoretical referential to conclude if the tutorials skills worked attend the needs and challenges of distance education. The results showed that the self evaluation is essential to contribute to the tutorial acting, thus this is an unfinished professional that needs constants renovations.||O tutor de EaD desempenha várias funções durante o processo de aprendizagem dos alunos, sendo responsável por ensinar em um curso online , promovendo a interação, o relacionamento e a troca de saberes entre os participantes. Para que estas tarefas e papéis possam ser desenvolvidos de forma profissional primando pela qualidade dos cursos EaD, são necessárias diversas competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e aprimoradas, tais como: as tecnológicas, as sociais, as pessoais e as profissionais. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi identificar na tutoria EaD as competências necessárias aos tutores dos cursos técnicos do IFSP do polo UAB de São José do Rio Preto-SP em suas atividades acadêmicas, e que, em sua percepção possam contribuir para promover uma educação de qualidade atendendo aos desafios impostos pela EaD. Assim, foi elaborado e aplicado um questionário qualitativo aos tutores sobre as competências desenvolvidas em suas tutorias e em seguida, confrontou-se os resultados obtidos com os referenciais teóricos para concluir se as competências tutorias trabalhadas atendem às necessidades e desafios impostos pela EaD. Os resultados mostraram que a autoavaliação é essencial do ponto de vista da melhoria contínua, tão necessária à atuação tutorial, já que é um profissional inacabado e que necessita de constante renovação de sua prática.
ISSN
1982-6109
Periódico
Autor
Barbosa, Vanessa Cintra Alves | Tractenberg, Leonel
Data
23 de fevereiro de 2017
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 9, n. 15 (2017) | 19826109
Assuntos
Educação à distância; tutoria | Educação à distância; tutoria; competências autoavaliativas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"