-
Intertítulos en manuales de enseñanza de portugués||Portuguese language textbooks intertitles||Intertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing)
- Voltar
Metadados
Descrição
Investigo oito livros didáticos de português, publicados entre 1930 e 2002. O arcabouço teórico da pesquisa se fundamenta numa articulação entre Linguística aplicada numa perspectiva discursiva e Antropologia pragmática da escrita, enfatizando o conceito de ato de escrita. O objetivo do trabalho consiste em determinar concepções de língua, escrita e ensino de escrita nos livros investigados a partir da descrição e análise dos seus intertítulos. Os resultados obtidos mostram que os intertítulos ocupam um papel decisivo na performatização das mencionadas concepções, sendo responsáveis por diferentes identidades gráficas em função da constituição de marcos gráfico-editoriais, como as seções exclusivas para o ensino de escrita a partir da década de 1970.||I investigate eight Portuguese language textbooks, published between 1930 and 2002. The research theoretical framework is based on an articulation between a discursive approach in Applied linguistics and Pragmatics anthropology of writing, emphasizing the concept of writing act. The work’s purpose is to determine conceptions of language, writing and teaching writing through the analysis of textbooks intertitles. The results show that the intertitles occupy an important role in the investigated conceptions’ performazation, as they were responsible for graphic-editorial landmarks constitution, like the teaching writing exclusive sections from the 1970s onwards. ||Yo investigo ocho manuales de enseñanza de portugués publicados entre 1930 y 2002. El marco teórico de la investigación se basa en una articulación entre la lingüística aplicada en perspectiva discursiva y la antropología pragmática de la escritura, haciendo hincapié en el concepto de acto de escritura. El objetivo del trabajo es determinar las concepciones de lenguaje, escritura y enseñanza de la escritura en los textos investigados a partir de la descripción y el análisis de sus intertítulos. Los resultados obtenidos muestran que los intertítulos juegan un papel decisivo en la performatización de las concepciones antes mencionadas, siendo responsables de diferentes identidades gráficas en función de la constitución de puntos de referencia gráfico-editoriales, como las secciones exclusivas para la enseñanza de la escritura de la década de 1970.
ISSN
1808-1355
Periódico
Autor
Imbruniz, Cristian Henrique
Data
3 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6737 | 10.22481/el.v18i2.6737
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem) | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 | Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 | Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 | Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 97-116 | 1982-0534 | 1808-1355 | 10.22481/el.v18i2
Assuntos
Ensino de escrita. Livro didático. Intertítulos. | Teaching writing. Textbook. Intertitles. | Enseñanza de la escritura. Manuales de enseñanza. Intertítulos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Reviewed by peers | Revisión por pares | Avaliado pelos pares