-
Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)||Didáctica de la escritura académica: prácticas de enseñanza efectivas desde la perspectiva de estudiantes de pregrado||Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students
- Voltar
Metadados
Descrição
Nos processos do letramento acadêmico, o desenvolvimento da escrita é essencial na inserção dos alunos nas práticas da universidade, sendo habilidade essencial à produção e à difusão do conhecimento científico. Inserido nesse universo temático, este artigo visa fazer um levantamento sobre as práticas didáticas efetivas realizadas por professores no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica de alunos em nível de graduação. No campo teórico, o estudo se compromete com a perspectiva de letramento como prática de linguagem, social e interativa. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários exploratórios com abordagem qualiquantitativa a graduandos de Letras, Pedagogia e Comunicação. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam, como mais efetivas, as práticas didáticas constituídas de interações individuais e voltadas para a construção do conteúdo temático do gênero em aprendizagem.||In the processes of academic literacy, the development of writing is essential in the insertion of students in university practices, being an essential skill in the production and dissemination of scientific knowledge. Inserted in this thematic universe, this article aims to identify the effective didactic practices carried out by teachers in the process of developing academic writing for students at the undergraduate level. In the theoretical field, the study is committed to the perspective of literacy as a language, social and interactive practice. For field research, exploratory questionnaires with a qualitative and quantitative approach were applied to undergraduate students of Literature, Pedagogy and Communication. The results showed that the students evaluate, as more effective, the didactic practices constituted of individual interactions and focused on the construction of the thematic content of the genre in learning||En los procesos de alfabetización académica, el desarrollo de la escritura es esencial en la inserción de los estudiantes en las prácticas universitarias, siendo una habilidad esencial en la producción y difusión del conocimiento científico. Insertado en este universo temático, este artículo tiene como objetivo estudiar las prácticas didácticas efectivas llevadas a cabo por los maestros en el proceso de desarrollo de la escritura académica para estudiantes de enseñanza superior. En el campo teórico, el estudio está comprometido con la perspectiva del letramento gcomo práctica del lenguaje, social e interactivo. Para la investigación de campo, se aplicaron cuestionarios exploratorios con un enfoque cualitativo y cuantitativo a estudiantes de educación universitaria de Letras, Pedagogía y Comunicación. Los resultados mostraron que los estudiantes evalúan, como más efectivos, las prácticas didácticas constituidas por interacciones individuales y enfocadas en la construcción del contenido temático del género en el aprendizaje.
ISSN
1808-1355
Periódico
Autor
Brasileiro, Ada Magaly Matias
Data
3 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995 | 10.22481/el.v18i2.6995
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
Fonte
Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77 | Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77 | Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77 | Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77 | 1982-0534 | 1808-1355 | 10.22481/el.v18i2
Assuntos
Escrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita. | Academic Writing; Academic Literacy; Effective Didactic Practices; Didactics of Writing. | Escritura Académica; Alfabetización Académica; Prácticas Didácticas Efectivas; Didáctica de la Escritura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Reviewed by peers | Revisión por pares | Avaliado pelos pares