-
THE EFFECTS OF CONVERGENT AND DIVERGENT TASKS ON IRANIAN EFL SPEAKING PERFORMANCE||LOS EFECTOS DE LAS TAREAS CONVERGENTES Y DIVERGENTES EN EL RENDIMIENTO DEL HABLA EFL IRANÍ||THE EFFECTS OF CONVERGENT AND DIVERGENT TASKS ON IRANIAN EFL SPEAKING PERFORMANCE
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study aimed at investigating the effects of convergent and divergent tasks on Iranian intermediate EFL learners’ speaking performance. The initial population of this study was 100 EFL learners. They were selected from Mahan language Institute located in Karaj, Iran. All of the participants were female. Their native language was Persian. After administering Preliminary English Test (PET), 60 students that their proficiency level were intermediate based on the PET scores were selected for the study. Then they were randomly divided into two experimental groups, namely convergent task group and divergent task group. The results of the study revealed that both approaches have different levels of impact on speaking performance and convergent and divergent tasks differently affect Iranian intermediate EFL learners’ speaking performance. The findings demonstrated that the sample receiving treatment based on divergent tasks showed a significant development in terms of speaking performance (from pretest M=68 to posttest M=83).||O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de tarefas convergentes e divergentes no desempenho da fala dos alunos de EFL no Irã. A população inicial deste estudo foi de 100 alunos de EFL. Eles foram selecionados no Mahan language Institute localizado em Karaj, Irã. Todos os participantes eram do sexo feminino. A língua nativa deles era o persa. Após a administração do Teste Preliminar de Inglês (PET), 60 alunos que tiveram seu nível de proficiência intermediário com base nos escores do PET foram selecionados para o estudo. Em seguida, eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos experimentais, a saber, grupo de tarefas convergente e grupo de tarefas divergente. Os resultados do estudo revelaram que ambas as abordagens têm diferentes níveis de impacto no desempenho da fala e tarefas convergentes e divergentes afetam diferentemente o desempenho da fala dos alunos intermediários iranianos de EFL. Os resultados demonstraram que a amostra que recebeu tratamento baseado em tarefas divergentes mostrou um desenvolvimento significativo em termos de desempenho na fala (do pré-teste M = 68 ao pós-teste M = 83).||El presente estudio tuvo como objetivo investigar los efectos de las tareas convergentes y divergentes en el rendimiento de expresión oral de los estudiantes de EFL intermedios iraníes. La población inicial de este estudio fue de 100 estudiantes de EFL. Fueron seleccionados del Mahan Language Institute ubicado en Karaj, Irán. Todos los participantes eran mujeres. Su lengua materna era el persa. Después de administrar el Examen Preliminar de Inglés (PET), se seleccionaron para el estudio 60 estudiantes que su nivel de competencia era intermedio en base a los puntajes de PET. Luego se dividieron aleatoriamente en dos grupos experimentales, a saber, el grupo de tareas convergente y el grupo de tareas divergente. Los resultados del estudio revelaron que ambos enfoques tienen diferentes niveles de impacto en el rendimiento del habla y las tareas convergentes y divergentes afectan de manera diferente el rendimiento del habla de los estudiantes EFL intermedios iraníes. Los hallazgos demostraron que la muestra que recibió tratamiento basada en tareas divergentes mostró un desarrollo significativo en términos de rendimiento del habla (desde la prueba previa M = 68 hasta la prueba posterior M = 83).
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Tabrizi, Seyed Javad Roudehchi | Goldouz, Samar | Badr, Bahram Hadad
Data
20 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6170 | 10.22481/praxisedu.v16i37.6170
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 277-292 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 277-292 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 277-292 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Tarefa convergente | Tarefa divergente | Desempenho de fala | Alunos de EFL | Tarea convergente | Tarea divergente | Rendimiento oral | Estudiantes de inglés como lengua extranjera | Convergent task | Divergent task | Speaking performance | EFL learners
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares