-
THE CONVERGING POINTS AMONG THE THEORISTS OF RURAL EDUCATION||OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO||LOS PUNTOS CONVERGENTES ENTRE LA EDUCACIÓN TEÓRICA/DEL CAMPO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.||This article is the result of a Scientific Initiation research at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas, which had the title: “The Theorists of Rural Education”. The study focused on the main theoretical authors referring to the collection Por Uma Educação do Campo and others, which deal with Rural Education, among which stand out: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000 ), Molina (2004) and Benjamin (2000). The article is divided into 4 (four) points: 1) Brief history of Rural Education; 2) Social Movements and Rural Education; 3) Theorists and the concept of Rural Education; 4) Theorists and the fundamental points to understand the concept of Rural Education. The research focused on the following general objective: To analyze the theorists who support the concept of rural education. The specific objectives are: 1) To study the theoretical references of Rural Education; 2) To reflect on the concept of Rural Education and the converging points. The methodological procedure of research was based on qualitative bibliographic research, centered on the authors who have been discussing the principles, epistemological and conceptual foundations of Rural Education. The conclusion of the research centered on studies on the theme of Rural Education and its relationship with the perspective of Social Movements in the Countryside, considering their contributions to the formulation of meaningful and contextualized education for subjects in this context. Thus, the conceptions of Rural Education attributed by the theoretical authors became evident throughout the research, as well as the contribution of the Social Movements for the elaboration of educational proposals focused on the reality of the Brazilian countryside.||Este artículo es el resultado de la investigación de Iniciación Científica de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Amazonas, que tenía el título: "Los teóricos de la educación rural". El estudio se centró en los principales autores teóricos que se refieren a la colección Por Uma Educação do Campo y otros, que tratan sobre Educación Rural, entre los que destacan: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) y Benjamin (2000). El artículo está dividido en 4 (cuatro) puntos: 1) Breve historia de la educación rural; 2) Movimientos sociales y educación rural; 3) teóricos y el concepto de educación rural; 4) Los teóricos y los puntos fundamentales para comprender el concepto de Educación Rural. La investigación se centró en el siguiente objetivo general: analizar a los teóricos que apoyan el concepto de educación rural. Los objetivos específicos son: 1) estudiar las referencias teóricas de la educación rural; 2) Reflexionar sobre el concepto de Educación Rural y los puntos convergentes. El procedimiento metodológico de la investigación se basó en la investigación bibliográfica cualitativa, centrada en los autores que han estado discutiendo los principios, fundamentos epistemológicos y conceptuales de la educación rural. La conclusión de la investigación se centró en estudios sobre el tema de la educación rural y su relación con la perspectiva de los movimientos sociales en el campo, considerando sus contribuciones a la formulación de una educación significativa y contextualizada para los sujetos en este contexto. Así, se hizo evidente las concepciones de la educación rural atribuidas por los autores teóricos a lo largo de la investigación, así como la contribución de los movimientos sociales para la elaboración de propuestas educativas centradas en la realidad del campo brasileño.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Borges, Heloisa da Silva | Oliveira, Bianca da Silva
Data
1 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376 | 10.22481/praxisedu.v16i39.6376
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 238-258 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educação do Campo | Movimento Social | Educação Rural | Educación del campo | movimiento social | educación rural | Rural Education | Social Movement | Countryside Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares