-
THE USE OF PRACTICAL CLASSES IN SCIENCE TEACHING: CHALLENGES AND POSSIBILITIES||EL USO DE CLASES PRÁCTICAS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES||THE USE OF PRACTICAL CLASSES IN SCIENCE TEACHING: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
- Voltar
Metadados
Descrição
Atividades práticas são metodologias e recursos que podem contribuir de forma atraente e significativa para a eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. O objetivo desta pesquisa foi avaliar como os professores e alunos da Rede Estadual de Ensino da cidade de Umuarama, Paraná, concebem e desenvolvem as atividades práticas nas aulas de Ciências, elencando quais os motivos que dificultam a utilização destas metodologias. Para isso, foi realizado um levantamento buscando saber quais as estratégias, recursos e espaços são utilizados nas aulas práticas e também quais os desafios para desenvolvê-las. Foi empregado a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e pedagogos de cinco escolas. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental responderam um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados das entrevistas com os alunos mostraram pouca utilização das metodologias práticas, apesar de demostrarem interesse pela metodologia e afirmarem que também melhoram a aprendizagem. Em contrapartida, a maioria dos professores entrevistados afirmou fazer uso desse tipo de aula, apesar de apontarem inúmeros fatores que dificultam o uso desta prática. Eles citaram que a falta de laboratorista e de material, assim como de manutenção em equipamentos laboratoriais são motivos que atrapalham tal execução. Ainda, foram citadas que razões como: excesso de alunos, indisciplina e a própria formação acadêmica e continuada deficitária, dificultam e causam insegurança na execução das aulas práticas. Os professores apontaram que as aulas práticas são recursos importantes como complemento para as aulas teóricas e que seria necessária sua execução com maior frequência. Concluiu-se que as metodologias práticas são desejadas pelos alunos e pelos professores, porém existem fatores que limitam a execução das mesmas, apesar de serem facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem.||Practical activities are methodologies and resources that can contribute in an attractive and meaningful way to effectiveness in science teaching and learning. The objective of this research was to evaluate how the teachers and students of the State Education Network of the city of Umuarama, Paraná, conceive and develop the practical activities in science classes, listing the reasons that hinder the use of these methodologies. For this, a survey was conducted seeking to know which strategies, resources and spaces are used in practical classes and also what challenges to develop them. Qualitative research was employed through semi-structured interviews with teachers and educators from five schools. The 9th grade students answered a questionnaire with closed and open questions. The results of the interviews with students showed little use of practical methodologies, although they show interest in the methodology and state that it also improves learning. In contrast, most of the teachers interviewed stated that they use this type of class, despite pointing out numerous factors that make it difficult to use this practice. They cited that the lack of laboratory and material, as well as maintenance in laboratory equipment are reasons that hinder such execution. Also, reasons such as: excess of students, indiscipline and the very poor academic and continuing education, make it difficult and cause insecurity in the execution of practical classes. The teachers pointed out that the practical classes are important resources as a complement to the theoretical classes and that their execution would be necessary more frequently. It was concluded that practical methodologies are desired by students and teachers, but there are factors that limit their implementation, despite being facilitating in the teaching-learning process.||Las actividades prácticas son metodologías y recursos que pueden contribuir de manera atractiva y significativa a la efectividad en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias. El objetivo de esta investigación fue evaluar cómo los maestros y estudiantes de la Red de Educación del Estado de la ciudad de Umuarama, Paraná, conciben y desarrollan las actividades prácticas en las clases de ciencias, enumerando las razones que dificultan el uso de estas metodologías. Para esto, se realizó una encuesta buscando saber qué estrategias, recursos y espacios se utilizan en las clases prácticas y también qué desafíos desarrollarlos. La investigación cualitativa se empleó a través de entrevistas semiestructuradas con maestros y educadores de cinco escuelas. Los estudiantes de noveno grado respondieron un cuestionario con preguntas cerradas y abiertas. Los resultados de las entrevistas con estudiantes mostraron poco uso de metodologías prácticas, aunque muestran interés en la metodología y afirman que también mejoran el aprendizaje. En contraste, la mayoría de los maestros entrevistados declararon que usan este tipo de clase, a pesar de señalar numerosos factores que dificultan el uso de esta práctica. Citaron que la falta de laboratorio y material, así como el mantenimiento de los equipos de laboratorio, son razones que dificultan dicha ejecución. Además, razones como: el exceso de estudiantes, la indisciplina y la muy baja educación académica y continua, dificultan y causan inseguridad en la ejecución de las clases prácticas. Los profesores señalaron que las clases prácticas son recursos importantes como complemento de las clases teóricas y que su ejecución sería necesaria con mayor frecuencia. Se concluyó que los estudiantes y maestros desean metodologías prácticas, pero hay factores que limitan su implementación, a pesar de facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Bertusso, Fernando Rodrigo | Terhaag, Marcela Moreira | Malacarne, Vilmar
Data
1 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6380 | 10.22481/praxisedu.v16i39.6380
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 318-336 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 318-336 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 318-336 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Experimentação | metodologia | ensino básico | Experimentación | metodología | educación básica | Experimentation | methodology | basic education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares