-
ENTRENAMIENTO PROFESIONAL DEL PROFESOR: PERFIL Y COMPRENSIÓN DE LOS PROFESORES DE UNA ESCUELA PUBLICA DE RS||TEACHER PROFESSIONAL TRAINING: PROFILE AND UNDERSTANDING OF TEACHERS OF A PUBLIC SCHOOL OF RS||FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS
- Voltar
Metadados
Descrição
The main objective of this study was to identify the profile and understanding of teachers about teacher vocational training and its importance for teaching practice. The study included 21 teachers from the final years of elementary school of a municipal school, who answered a questionnaire with closed questions to profile teachers and open questions to identify the understanding of training education and the importance of this issue. Regarding the teaching profile, most of them are women, the average time of training was 14 years, with an average time of work as a teacher of 13 years. Related to the understanding of Teacher Professional Training, the teachers expanded this, considering it not only as aspects for career progression, but also the reflection on their action in practice in the classroom. Participants consider it extremely relevant to stay up-to-date and in constant professional training. It is considered important studies that identify the needs and importance of formative actions that teachers seek, in order to offer significant courses consistent with the school reality where these professionals are.||O objetivo principal deste estudo foi de identificar o perfil e a compreensão de professores sobre formação profissional docente e a importância desta para atuação docente. Participaram da pesquisa 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que responderam um questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos docentes e questões abertas para identificar a compreensão quanto a formação profissional docente e a importância sobre esta questão. Quanto ao perfil docente, a maioria são mulheres, o tempo médio de formação foi de 14 anos, com tempo médio de atuação como docente de 13 anos. Relacionada a compreensão sobre Formação Profissional Docente, os professores ampliaram esta, considerando-a não apenas como aspectos para progressão na carreira, mas também a reflexão sobre sua ação na prática em sala de aula. Os participantes consideram ser extremamente relevante manter-se atualizados e em constante formação profissional. Considera-se importante pesquisas que identifiquem as necessidades e a importância de ações formativas que os professores buscam, a fim de ofertar cursos significativos e condizentes com a realidade escolar onde estes profissionais se encontram.||El objetivo principal de este estudio fue identificar el perfil y la comprensión de los profesores sobre la formación profesional del profesorado y su importancia para la práctica docente. Veintiún profesores de los últimos años de primaria de una escuela municipal participaron en el estudio, quienes respondieron un cuestionario con preguntas cerradas para rastrear el perfil de los maestros y preguntas abiertas para identificar la comprensión de la formación profesional de la enseñanza y la importancia en este tema. En cuanto al perfil docente, la mayoría de ellas son mujeres, el tiempo medio de formación fue de 14 años, con un tiempo medio de trabajo como profesora de 13 años. Relacionado con la comprensión de la Formación Profesional del Profesorado, los profesores ampliaron esto, considerándolo no sólo como aspectos para la progresión profesional, sino también la reflexión sobre su acción en la práctica en el aula. Los participantes consideran que es muy relevante mantenerse al día y en constante formación profesional. Se consideran estudios importantes que identifican las necesidades y la importancia de las acciones formativas que buscan los profesores, con el fin de ofrecer cursos significativos coherentes con la realidad escolar donde se encuentran estos profesionales.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Soares, Renata Godinho | Copetti, Jaqueline
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6446 | 10.22481/praxisedu.v16i40.6446
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 573-591 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 573-591 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 573-591 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Curso de Formação | Ensino Fundamental | Formação Continuada | Professores | Curso de Formación | Escuela primaria | Entrenamiento continuado | Profesores | Training Course | Elementary School | Continuing training | Teachers
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares