-
DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO||DIMENSIONES, SENTIDOS Y SIGNIFICADOS: MAPEO DE LAS PRODUCCIONES DE LA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO||DIMENSIONS, SENSES AND MEANINGS: MAPPING OF THE PRODUCTIONS OF THE REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
This research aims to analyze the scientific productions disseminated by the Revista Tempos e Espaços em Educação, with a view to mapping the dimensions, senses and meanings of the themes in the period 2017-2019. It is a survey of the state of knowledge type, aiming at the identification, records and qualitative analysis of the data, through the fluctuating reading of the titles, abstracts and the full text of some works. The results indicate that the senses re (constructed) explain the valorization of the subjects in a humanized perspective with socio-cultural histories that involve the world, the other and oneself, pointing to the creation of intercultural networks of life experiences. The meanings point to the value and the representative importance of studies internationally for the democratization and diffusion of knowledge. The (re)significance of the concepts and methodologies indicate pedagogical innovations that stimulate the mediation and the mobilization of the interactive processes of teaching and learning for the transcendence of formal logic towards the movement of appropriation of knowledge.||Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas difundidas pela Revista Tempos e Espaços em Educação, com vistas ao mapeamento das dimensões, dos sentidos e dos significados das temáticas no período de 2017-2019. Trata-se de um levantamento do tipo estado do conhecimento, visando à identificação, aos registros e à análise qualitativa dos dados, por meio da leitura flutuante dos títulos, dos resumos e da íntegra de alguns trabalhos. Os resultados sinalizam que os sentidos (re)construídos explicitam a valorização dos sujeitos numa perspectiva humanizada com histórias socioculturais que envolvem o mundo, o outro e a si mesmo, assinalando para a criação de redes interculturais de vivências e experiências de vida. Os significados apontam o valor e a importância representativa dos estudos internacionalmente para a democratização e difusão do conhecimento. A (re)significação de conceitos e metodologias indica inovações pedagógicas que estimulam a mediação e a mobilização dos processos interativos de ensinar e aprender para a transcendência da lógica formal em direção ao movimento de apropriação de saberes.|| Esta investigación tiene como objetivo analizar las producciones científicas difundidas por la “Revista Tempos e Espaços em Educação”, con el objetivo de mapear las dimensiones, los sentidos y los significados de los temas en el período de 2017-2019. Se trata de un levantamiento del tipo estado del conocimiento, cuyo objetivo es la identificación, los registros y el análisis cualitativo de los datos, a través de la lectura fluctuante de los títulos, los resúmenes y el texto completo de algunos trabajos. Los resultados indican que los sentidos (re) construidos explicitan la valorización de los sujetos en una perspectiva humanizada con historias socioculturales que involucran al mundo, al otro y a uno mismo, señalando para la creación de redes interculturales de vivencias y experiencias de vida. Los significados apuntan el valor y la importancia representativa de los estudios internacionalmente para la democratización y difusión del conocimiento. La (re)significación de conceptos y metodologías indica innovaciones pedagógicas que estimulan la mediación y la movilización de los procesos interactivos de enseñanza y aprendizaje para la trascendencia de la lógica formal hacia el movimiento de apropiación de saberes.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Nascimento, Marilene Batista da Cruz Batista da Cruz | Santos, Mateus Henrique Silva | Azevedo, Tereza Hortencia da Silva
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6910 | 10.22481/praxisedu.v16i40.6910
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 475-508 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 475-508 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 475-508 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Produção científica | Estado do conhecimento | Mapeamento | Producción científica | Estado del conocimiento | Mapeo | Scientific production | State of knowledge | Mapping
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares