-
Educação e luta de trabalhadores sem-terra como expressão do contraditório||Education and struggle of landless workers as an expression of the contradictory||Educación y lucha de los trabajadores sin tierra como expresión de lo contradictorio
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo, propomos compreensões acerca das intencionalidades inerentes à participação pregressa de agricultores/as assentados/as em processos de luta pela reforma agrária no Brasil. Partimos de um posicionamento epistemológico que considera as práticas sociais vivenciadas pelos seres humanos enquanto práxis intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. Por meio da análise fenomenológica de dados obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as, argumentamos que a prática da luta pela terra por eles empenhada se configurou enquanto expressão dos processos educativos forjados a partir do contraste de suas experiências de roça e êxodo rural.||In this paper, we propose understandings about the intentions inherent to the past participation of farmers settled in processes of struggle for agrarian reform in Brazil. We start from an epistemological position that considers the social practices experienced by human beings as intersubjective praxis, generating educational processes that are projected in time-space from gnosiological situations that problematize social reality. Through phenomenological analysis of data obtained through interviews with settled farmers, we argue that the practice of the struggle for land committed by them was configured as an expression of the educational processes forged from the contrast of their agriculture experiences and rural exodus.||En este artículo, proponemos un entendimiento sobre las intenciones inherentes a la participación pasada de los agricultores asentados en los procesos de lucha para la reforma agraria en Brasil. Partimos de una posición epistemológica que considera las prácticas sociales experimentadas por los seres humanos como praxis intersubjetiva, generando procesos educativos que se proyectan en el espacio-tiempo a partir de situaciones gnoseológicas que problematizan la realidad social. A través del análisis fenomenológico de los datos obtenidos por entrevistas realizadas con agricultores asentados, sostenemos que la práctica de lucha para la tierra cometida por ellos se configuró como una expresión de los procesos educativos forjados a partir del contraste de sus experiencias agrícolas y éxodo rural.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Tafuri, Diogo Marques
Data
1 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6957 | 10.22481/praxisedu.v17i45.6957
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-20 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-20 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-20 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Luta pela Terra | Processos Educativos | Trabalhadores sem-terra | Lucha por la Tierra | Procesos Educativos | Educational Processes | Landless Workers | Struggle for Land
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares