-
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO||NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICOS Y LA CUESTIÓN DEL SUJETO: ARTICULACIONES EN EL CAMPO DEL CURRÍCULO||AUTOBIGRAPHIC NARRATIVES AND THE QUESTION OF SUBJECT: ARTICULATIONS IN THE FIELD OF CURRICULUM
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse texto tem por objetivo contribuir para a reflexão teórica no campo do Currículo sobre a potencialidade heurística da articulação entre os estudos autobiográficos e o debate contemporâneo sobre a categoria sujeito no âmbito do quadro de inteligibilidade pós-fundacional. A análise proposta consiste em explorar pistas de investigação que permitem fazer trabalhar algumas aporias que atravessam as reflexões curriculares. Trata-se, mais especificamente, de focalizar aquelas que remetem ao desafio de operar, de forma não binária, com entendimentos de 'sujeito do conhecimento', 'sujeito de demandas' e 'sujeito do desejo' quando posicionados como docentes e /ou alunos/as em contextos discursivos específicos. A partir da análise da produção acadêmica acumulada nos últimos cinco anos no campo do Currículo - e socializada em periódicos qualificados da área educacional - envolvendo, de forma central, processos de subjetivação, este texto investe na defesa da potência analítica da categoria 'sujeito biográfico' para as teorizações curriculares. Como uma possibilidade de enfrentamento dos binarismos que perpassam a fixação de sentidos de docência, ensino e aprendizagem, a força política e epistemológica dessa categoria consiste no fato de seu uso permitir simultaneamente ampliar o entendimento do significante 'razão', operar com a diferença como campo de significação e reconhecer a importância do reconhecimento da historicidade condensada nos corpos dos indivíduos para produção de análises do social sem, no entanto, reafirmar um subjetivismo transcendental e/ou um objetivismo positivista.||This text has the goal of contributing with the theoretical reflection in the field of Curriculum about the heuristic potentiality of the articulation between autobiographic studies and the contemporary debate about the subject category in the scope of pos-foundational comprehensibility picture. The proposed analysis consists in exploring investigating clues that allow some aporias to work that cross the curriculum reflections. It is about, more specifically, focusing on those that take us to the challenge of operating in a non-binary way with understandings of ‘knowledge subject’, ‘demand subject’, and
‘desire subject’ when positioned as teachers and/or students in specific discursive contexts. From de analysis of the academic production accumulated in the past five years in the fields of Curriculum – and socialized in periodicals qualified in the educational area – involving in a general way processes of subjectivity, this text invests in the defense of the analytical power of the ‘biographical subject’ category for curriculum theorizations. As a possibility of confrontation of binarisms that abound the fixation of meanings of teaching profession, teaching, and learning the political and epistemological power of this category consists in the fact that its use allows simultaneously amplifying the understanding of the significant ‘reason’, operating with the difference as a field of significance, and recognizing the importance of recognition of the condensed historicity in bodies of individuals for the production of analysis of the social without, nevertheless, reassuring a transcendental subjectivism and/or a positivist subjectivism.||Este texto tiene como objetivo contribuir con la reflexión teórica en el campo del Currículo, sobre la potencialidad heurística de la articulación entre los estudios autobiográficos, y con el debate contemporáneo, sobre la categoría sujeto en el ámbito del cuadro de inteligibilidad posfundacional. El análisis propuesta consiste en explorar pistas de investigación que permiten hacer trabajar algunas aporías que atraviesan las reflexiones curriculares. Se trata, más específicamente, de focalizar aquellas que remiten al desafío de operar, de forma no binaria, con entendimientos de ‘sujeto del conocimiento’, ‘sujeto de demandas’ y ‘sujeto del deseo’, cuando ubicados como docentes y/o alumnos/as en contextos discursivos específicos. A partir del análisis de la producción académica acumulada en los últimos cinco años en el campo del Currículo -y socializada en periódicos cualificados del área educacional– abarcando, de forma central, procesos de subjetivación, este texto invierte en la defensa de la potencia analítica de la categoría ‘sujeto biográfico’ para las teorizaciones curriculares. Como una posibilidad de enfrentamiento de los binarismos que atraviesan la fijación de sentidos de docencia, enseñanza y aprendizaje, la fuerza política y epistemológica de esa categoría consiste en el hecho de que su uso permite, simultáneamente, ampliar el entendimiento del significante ‘razón’, operar con la diferencia como campo de significación y reconocer la importancia del reconocimiento de la historicidad condensada en los cuerpos de los individuos para la producción de análisis de lo social, no obstante, sin reafirmar un subjetivismo transcendental y/o un objetivismo positivista.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Gabriel , Carmen Teresa
Data
1 de fevereiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8017 | 10.22481/praxisedu.v17i44.8017
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 44 (2021): Dossiê: Vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo (jan/mar); 1-21 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 44 (2021): Dossier: Vitalidad del sujeto y poder formativo: narrativas autobiográficas en diálogo; 1-21 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 44 (2021): Dossier: Subject vitality and training power: autobiographical narratives in dialogue; 1-21 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Estudios biográficos | sujeto biográfico | teorización curricular posfundacional | Estudos biográficos | sujeito biográfico | teorização curricular pós-fundacional | Biographical studies | biographical subject | pos-foundational curriculum theorization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion