-
Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19||La cultura digital y los recursos pedagógicos digitales: uma visión general de la enseñanza en la pandemia de Covid-19||Digital culture and digital teaching resources: an overview of teaching during the Covid-19 pandemics
- Voltar
Metadados
Descrição
A pandemia da COVID-19 impôs à Educação uma alteração radical e abrupta de seus processos pedagógicos. Este artigo investiga como a cultura digital e os recursos pedagógicos digitais foram articulados no Ensino Remoto de Emergência mediante um Survey aplicado a 502 docentes da Educação Básica e Ensino Superior público e privado do Estado da Bahia. O estudo revela que aexperiência vivenciada permite vislumbrar uma nova dinâmica da cultura digital nos processos educativos pós-pandêmicos a partir das aprendizagens dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em sua prática pedagógica, configurando um novo cenário para os recursos pedagógicos digitais na Educação.||La pandemia COVID-19 impuso a la Educación un cambio radical y brusco en sus procesos pedagógicos. Este artículo investiga cómo se articularan la cultura digital y los recursos pedagógicos digitales em la Educación Remota de Emergencia a través de un Survey aplicado a 502 profesores de Educación Básica y de la Enseñanza Superior del sector público y privado en el Estado de Bahía. El estudio revela que la experiencia permite vislumbrar una nueva dinámica de la cultura digital en los procesos educativos pospandémicos debido a las aprendizajes de los profesores en relación con el uso de tecnologías digitales de la información y la comunicación en su práctica pedagógica configurando un nuevo escenario para los recursos pedagógicos digitales en Educación.||The COVID-19 pandemic has imposed radical and abrupt changes to the teaching processes in Education. This paper address how digital culture and digital teaching resources have been articulated in the Emergency Remote Teaching. It is a Survey applied to 502 public and private school and higher education teachers in Bahia State, Brazil. This research reveals that the experience during the pandemic allows a glimpse of a new dynamics of the digital culture in the post-pandemic educational processesdue to the teachers’ learnings related to the use of Digital Information and Communication Technologies in their pedagogical practice, pointing to a new scenario for digital pedagogical resources in Education.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Nonato, Emanuel do Rosário Santos | Sales, Mary Valda Souza | Cavalcante, Társio Ribeiro
Data
1 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309 | 10.22481/praxisedu.v17i45.8309
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-25 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-25 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-25 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Cultura Digital | Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação | Ensino Remoto Emergencial | Docência | COVID-19 | Cultura Digital | Tecnologías Digitales de la Información y de la Comunicación | Educación Remota de Emergencia | Enseñanza | COVID-19 | Digital Culture | Digital Information and Communication Technologies | Emergency Remote Teaching | Teaching | COVID-19
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion