-
O “ovo da serpente” na formação docente: as diretrizes paulistas como esteio da contrarreforma nacional ||El “huevo de la serpiente” en la formación docente: las directrices paulistas como pilar de la contra reforma nacional ||The “serpent’s egg” in teaching education: the paulista guidelines as the pillar of the national counter-reform
- Voltar
Metadados
Descrição
The new reality of reforms reinforces the understanding that educational policies continue to follow the whims of the governments in force, distancing themselves from State actions. Teacher education policy is no exception to this trend. As such, the analyses in this text focus on the two latest national curricular guidelines that define the initial training for teaching in Basic Education - Resolutions CNE/CP 02/2015 and 02/2019, examining their conceptions and premises in dialogue with the São Paulo State guidelines - Deliberation CEE/SP no 111/2012 and its reeditions no 126/2014, no 132/2015 and no 154/2017, formulated as complementary norms for the degree courses of state and municipal higher education institutions in that State. The argument that the guidelines of the São Paulo State Board of Education are in line with the conceptions that support the national curriculum guidelines constitutes the main thread of these analyses. In this sense, the metaphor of the "serpent's egg" alludes to the similarity between the São Paulo norm and the national guidelines, starting from the perception of the former as a rehearsal for the evolution of the latter in the current teacher education policy.
||
A nova realidade de reformas reforça a compreensão de que as políticas educacionais continuam ao sabor dos governos em vigor, distanciando-se de ações de Estado. A política de formação de professores não foge a esse movimento. Em sendo assim, as análises deste texto focalizam as duas últimas diretrizes curriculares nacionais que definem a formação inicial para o magistério na Educação Básica – as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019, examinando suas concepções e premissas em diálogo com as diretrizes paulistas – a Deliberação CEE/SP no 111/2012 e suas reedições no 126/2014, no 132/2015 e no 154/2017, formuladas como normas complementares para os cursos de licenciatura das instituições de ensino superior estaduais e municipais daquele Estado. O argumento de que as orientações do Conselho Estadual de Educação de São Paulo coadunam concepções que sustentam as diretrizes curriculares nacionais constitui o fio condutor dessas análises. Nesse sentido, a metáfora do ovo da serpente neste escrito alude à semelhança entre a norma de São Paulo e as diretrizes nacionais, partindo da percepção da primeira como ensaio para evolução da segunda, na atual política de formação docente.
||
La nueva realidad de las reformas refuerza el entendimiento de que las políticas educativas siguen al sabor de los gobiernos de turno, distanciándose de las acciones estatales. La política de formación del profesorado no escapa a este movimiento. Como tal, los análisis de este texto se centran en las dos últimas directrices curriculares nacionales que definen la formación inicial para la enseñanza en la Educación Básica - las Resoluciones CNE/CP 02/2015 y 02/2019, examinando sus concepciones y premisas en diálogo con las directrices del Estado de São Paulo - la Deliberación CEE/SP no 111/2012 y sus reediciones no 126/2014, no 132/2015 y no 154/2017, formuladas como normas complementarias para las carreras de las instituciones de educación superior estatales e municipales de ese Estado. El argumento de que las directrices del Consejo Estatal de Educación de São Paulo coadunan concepciones que sustentan las directrices curriculares nacionales constituye el hilo conductor de estos análisis. En este sentido, la metáfora del "huevo de la serpiente" en este escrito alude a la similitud entre la norma de São Paulo y las directrices nacionales, a partir de la percepción de la primera como prueba para la evolución de la segunda, en la actual política de formación docente.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Cardoso, Nilson de Souza | Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima | Farias, Isabel Maria Sabino de
Data
1 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8913 | 10.22481/praxisedu.v17i46.8913
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-26 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-26 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-26 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Formação de Professores | Reforma Educacional | Base Nacional Curricular da Formação Inicial | Formación de profesores | Reforma educativa | Base Curricular Nacional de Formación Inicial | Teacher Training | Educational Reform | National Curricular Base for Initial Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion