Descrição
É notória e histórica a condição de inferioridade delegada à figura feminina em várias sociedades ainda hodiernamente. Muitos esforços, em diversos campos, têm sido travados para que a mulher seja respeitada como ser humano, um ser de direitos, e ações têm sido realizadas com o intuito de valorização e de reconhecimento social. A faixa etária é um dos fatores limitadores da ação da mulher em algumas sociedades ocidentais e estabelece um limite de idade para a realização de atividades. Estar fora do padrão etário ou estar velha para a execução de tarefas e/ou a realização de desejos pessoais – tatuar-se, ser mãe, mudar a cor dos cabelos, praticar esportes radicais, fazer novas escolhas é segregar a mulher a espaços específicos e restringir sua vivência. Relega-se a veleidade feminina a um segundo plano, principalmente se estiver relacionada a hábitos, escolhas e ações consideradas mais apropriadas para jovens e adolescentes, ou ao universo masculino. Empregando a metodologia de pesquisa bibliográfica e da análise de corpus, fundamentado na Análise de Discurso, objetiva-se demonstrar o processo de construção discursiva para o empoderamento de mulheres em propagandas de uma marca de cosméticos e, também, analisar os recursos argumentativos empregados no processo de empoderamento e de resistência incentivados pela concepção de que não há idade certa para se fazer o que se deseja. Os resultados demonstram que um dos procedimentos adotados buscam desconstruir a concepção preconceituosa de uma idade adequada para que a mulher realize seus sonhos.