Descrição
A nossa pesquisa tem como objetivo principal a contribuição do texto literário O Ateneu para o debate, em sala de aula, sobre o fenômeno bullying. Esse romance narra a história da personagem Sérgio e sua entrada para o internato Ateneu, espaço escolar que reflete a sociedade e sua divisão de classes. Nessa convivência escolar, se estabelecem relações de poder que implicam práticas de bullying. O nosso objeto de estudo é o bullying na narrativa O Ateneu, de Raul Pompéia. Em relação à metodologia, nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, sendo seu corpus a narrativa O Ateneu e a fundamentação teórica nos respaldou em duas prioridades de conhecimento: compreender o conceito de bullying e conhecer parte da crítica literária que investigou o jogo do poder e da opressão em O Ateneu. Desse modo, trabalhamos, respectivamente, com: Fante (2005); Silva (2010) e Teixeira (2011) para compreender o fenômeno Bullying e com Ivo (1976) e Moisés (1983) para conhecermos as análises já feitas sobre a relação entre homem e poder nesse romance do século XIX, contudo extraordinariamente atual. Entendemos que nossa pesquisa colabora para as reflexões acerca do fenômeno bullying, como também mostra que a literatura é um espaço em que tanto se amplia o conhecimento como favorece o processo de humanização.