Descrição
O laboratório de pesquisa do professor é a sala de aula. Pensando assim decidimos tornar nossa prática do PIBID-Teatro/UFRN junto à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Natal-RN, em nosso objeto de pesquisa. Problematizando o Ensino de Teatro que está posto, que muitas vezes considera apenas um eixo norteador do fazer teatral – a atuação –, e como ele se efetiva na relação com os sujeitos dentro de sala de aula, decidimos iniciar a elaboração de um planejamento curricular de Teatro para às séries do Ensino Fundamental I. Através da pesquisa de aporte teórico para efetivar essa prática e da caracterização do ambiente escolar percebemos o quão necessário se faz pensar, principalmente, em três eixos: Estudo da Realidade, Práticas Pedagógicas e Formação Cidadã. Por Estudo da Realidade acreditamos ser o momento em que percebemos descontinuidades e permanências na escola. Reconhecemos a realidade social dos sujeitos que compõem a escola. Quanto às práticas pedagógicas tornou-se claro que devem estar diretamente relacionadas aos objetivos (cognitivos e culturais) a serem alcançados e com a realidade dos alunos. Partindo da premissa de que todas as áreas que compõem o fazer teatral (História do Teatro, Atuação, Encenação, Dramaturgia, Tecnologias da Cena) devem ser problematizadas ao longo dos 5 anos deste nível escolar - usando procedimentos metodológicos que atendam às demandas – faz-se necessário articular todos os saberes para contribuir no processo de formação de um sujeito. Este deve ser capaz de pensar e modificar a realidade em que vive, culminando numa formação cidadã.