Descrição
A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores.
Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso
corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando
a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego”
– no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos
conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina.
Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem.
||The skills comprised in building algorithms and data structure are essential in computer programming. Nevertheless,
the students present difficulties in understanding and coping with these abstract concepts. The body use
in learning – especially with games and toys – enhances the learning process, thus increasing the understanding
of abstract concepts by the students. The use of building toys such as “Lego” in the teaching of Algorithms and
Data Structures allowed for a better assimilation of fundamental programming concepts by the students, thus
increasing their interest and involvement in the discipline.
Keywords: Teaching of algorithms; Innovative teaching practices; Learning styles.