Descrição
O objetivo do presente artigo é contribuir com o debate sobre os desafios no trabalho com o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental no intuito de analisar as legislações e pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o processo de implementação e funcionamento do EF/9; as regulamentações do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho/MG. Foram levantados os principais desafios presentes na prática docente do 1º ano EF/9 em Brumadinho, a partir da experiência da autora como supervisora (2005/2012) e Diretora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2013/2016). Os resultados apontaram como principais desafios do 1º ano EF/9 em Brumadinho: a exclusividade da alfabetização em detrimento aos outros conteúdos, o rompimento com o brincar, a falta de monitoramento e a avaliação dos alunos. Palavras-chave: Documentos Orientadores. 1º ano EF/9. Alfabetização. Brincar. Avaliação.