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Percepcoes dos educadores sobre a inclusao na educação pre-escolar: o papel da experiencia e das habilitacoes||Preschool teachers’ perceptions about inclusion in preschool education: the role of experience and qualifications||Las percepciones de los educadores hacia la inclusion en la educacion preescolar: el rol de la experiencia y de las calificaciones
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Metadados
Descrição
Em Portugal, a extensao dos servicos de educação especial à educação pre-escolar e relativamente recente. Sao tambem escassos os estudos que avaliam as percepcoes dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepcoes dos educadores de infância sobre a inclusao. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventario de Inclusao. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas esta relacionada com a percepcao de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiencia letiva e com menos experiencia na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crencas sobre a inclusao. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com criancas com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusao. Esses resultados sao discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se tambem implicacoes para a pratica educativa e para a investigação.||In Portugal, special education services were recently extended to preschool education. The studies that evaluate the perceptions of the preschool teachers about inclusive practices are also few. In this study we aim to evaluate the perceptions of preschool teachers about inclusion. A sample of 118 Portuguese preschool teachers was used. The Inclusion Inventory was administrated. The results indicate that the implementation of inclusive practices is related to perceived support and previous use of inclusive practices. Younger teachers, with less teaching experience and less time implementing inclusive practices have more beliefs about inclusion. Older professionals and teachers who spend more time working with children with special needs perceive better effects of inclusion in children. These results are discussed considering the existing literature, and implications for educational practice and research are presented.||En Portugal, la extension de los servicios de educacion especial a la educacion preescolar es relativamente reciente. Tambien son pocos los estudios que evalúan las percepciones de los maestros de la educacion preescolar en las practicas inclusivas. En este trabajo nos proponemos evaluar las percepciones de los maestros de la educacion preescolar acerca de la inclusion. Se utilizo una muestra de 118 educadores portugueses, los cuales respondieran al inventario de inclusion. Los resultados indican que las practicas inclusivas estan relacionadas con la percepcion de apoyo y el uso previo de las practicas inclusivas. Los educadores mas jovenes, con menos experiencia de trabajo y menos experiencia lectiva en la aplicacion de practicas inclusivas, tienen mas creencias acerca de la inclusion. Educadores con mas edad y con mas tiempo de servicio con niños con necesidades educativas especiales perciben mejores efectos de su inclusion. Estos resultados se discuten a la luz de la literatura existente, presentando tambien implicaciones para la practica educativa y la investigación.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Fundação para a Ciencia e Tecnologia
Abrangência
Europa | Nao probabilistica
Autor
Dias, Paulo Cesar Azevedo | Cadime, Irene Maria Dias
Data
1 de janeiro de 2018
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/962 | 10.1590/s0104-40362018002600962
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 91-111 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educação | Inclusao; Pre-escolar; Percepcoes; Educadores de infância | Inclusion; Preschool; Perceptions; Preschool teachers | Inclusion; Educacion preescolar; Percepciones; Maestros de educacion preescolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion