-
Scientific initiation: en evaluation methodology||Iniciacion cientifica: una metodologia de evaluacion||Iniciação cientifica: uma metodologia de avaliação
- Voltar
Metadados
Descrição
The construction of an evaluation model for high school scientific initiation programs is proposed, regarding educational legislation and social demands, mainly those allowing the search for knowledge and the rising of a productive citizen in such a way to ensure his autonomous and critical participation. The article intends to contribute to the consolidation of young researchers in oriented programs that may contribute to their qualitative improvement, through the making of useful evaluation indicators.||Empezamos la construcción de un modelo de evaluacion para programas de iniciacion cientifica de nivel intermediario, teniendo en consideracion la legislacion actual y las demandas sociales, y buscando al conocimiento y formacion del individuo ciudadano y productivo, para que se garantice su participacion en la sociedad de forma autonoma y critica. Se pretende, aqui, a partir de la elaboracion de indicadores estimativos, contribuir a la consolidacion de programas dirigidos a la preparacion de jovenes investigadores y su perfeccionamiento cualitativo.||Apresentamos a construção de um modelo de avaliação para programas de iniciação cientifica em nivel medio, levando-se em consideração a legislação vigente e as demandas sociais. Tais elementos enfocam a busca de conhecimento e a formação do individuo cidadão e produtivo, para garantir sua participação na sociedade de forma autônoma e critica. A elaboração de indicadores avaliativos buscou contribuir com a consolidação de programas voltados para a preparação de jovens pesquisadores e com seu aprimoramento qualitativo.
ISSN
1809-4465
Autor
Ohayon, Pierre | de Aquino, Lygia V. | Maravalhas, Ana Lúcia G. | dos Santos, Beatriz B. Marques | Barreto, Edna A. | Bezerra, Marlene J. S.
Data
20 de janeiro de 2007
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 15, n. 54 (2007): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 127-144 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Iniciacion Cientifica; Evaluacion; Programas; Metodologia. Indicadores cuantitativos y cualitativos; Instrumentos | Scientific Initiation programs; Evaluation; Methodology; Quantitative and qualitative indicators; Operational resources | Iniciação cientifica; Avaliação; Programas; Metodologia; Indicadores quantitativos e qualitativos; Instrumentos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion