-
Use of indicators for situational diagnosis of Higher Education Institutions||Uso de indicadores para diagnostico situacional de Instituciones de Enseñanza Superior||Uso de indicadores para diagnostico situacional de Instituicoes de Ensino Superior
- Voltar
Metadados
Descrição
The text emphasizes the use of educational indicators as a way to obtain a diagnosis of Higher Education Institutions. To do so, illustrates the use of three international indicators (Scimago Institutions Ranking – SIR; QS World University Rankings - QS WUR; World University Ranking Web) that provide relevant information about scientific research, intellectual production, international collaboration, institutional reputation, teaching profile, web impact of intellectual productions, among others, thus providing a diagnosis of Higher Education Institution (HEI). The main results of the study carried out in brazilian HEI, between 2011 and 2015, indicate: increased scientific production of researchers (SIR indicator) and intellectual production of excellence (WEB indicator); increased institutional visibility through the Internet (WEB indicator) and institutional academic reputation (QS-WUR indicator); decreased international collaboration among research groups (SIR indicator) and proportion of foreign teachers (QS-WUR indicator).||El texto pone en relieve el uso de indicadores educacionales como modo de obtenerse diagnostico de Instituciones de Enseñanza Superior (IES). Para tal, ilustra el uso de tres indicadores internacionales (Scimago Institutions Ranking – SIR, QS World University Rankings – QS WUR, Ranking Mundial de Universidades en la Web) que dan informaciónes relevantes a cerca de la investigación cientifica, de la produccion intelectual, de la colaboracion internacional, de la reputacion institucional, del perfil docente, del impacto en la web de las producciones intelectuales, proporcionando diagnostico institucional y analisis comparativos frente a otras instituciones internacionales, proporcionando, asi, diagnostico de la IES, ademas de permitir comparaciones con otras instituciones internacionales. Los principales resultados del estudio llevado a cabo en una IES brasileña, entre 2011 y 2015, indican que hubo: aumento de la produccion cientifica de los investigadores (indicador SIR) y de la produccion intelectual de excelencia (indicador WEB); aumento de la visibilidad institucional a traves de la internet (indicador WEB) y de la reputacion academica institucional (indicador QS-WUR); disminucion de la colaboracion internacional entre grupos de científicos (indicador SIR) y de la proporcion de docentes extranjeros (indicador QS-WUR).||O texto da relevo ao uso de indicadores educacionais como modo de se obter diagnostico de Instituicoes de Ensino Superior (IES). Para tal, ilustra o uso de tres indicadores internacionais (Scimago Institutions Ranking – SIR, QS World University Rankings – QS WUR, Ranking Mundial de Universidades na Web) que fornecem informações relevantes acerca da pesquisa cientifica, da produção intelectual, da colaboração internacional, da reputação institucional, do perfil docente, do impacto na web das producoes intelectuais, dentre outros, proporcionando, assim, diagnostico de uma IES, bem como analises comparativas frente a outras instituicoes internacionais. Os principais resultados do estudo efetivado em IES brasileira, entre 2011 e 2015, indicam: aumento da produção cientifica dos pesquisadores (indicador SIR) e da produção intelectual de excelencia (indicador WEB); maior visibilidade institucional atraves da internet (indicador WEB), aumento da reputação academica institucional (indicador QS-WUR); diminuicao da colaboração internacional entre grupos de pesquisa (indicador SIR); diminuicao da proporcao de docentes estrangeiros (indicador QS-WUR).
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq)
Abrangência
America do Sul
Autor
Andriola, Wagner Bandeira | Castro Araújo, Adriana
Data
12 de setembro de 2018
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1062 | 10.1590/s0104-40362018002601062
Editor
Relação
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1062/891 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1062/892 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1062/893 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1062/139
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 645-663 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educational indicators; Higher Education; Institutional assessment | Indicadores educacionales; Educacion Superior; Evaluacion institucional | Educação | Indicadores educacionais, Educação Superior; Avaliação institucional
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion