Descrição
The article discusses Brazilian federalism from the theoretical matrix self rule plus shared rule, i.e. federalism as a pact. From this theoretical framework, it is argued that the educational policy is directed to streamline the federal pact in education through the collaboration scheme, now called Articulated Action Plan (PAR), and that it constitutes in fact a center constraining mechanism towards national sub governments where the Union stands as the great demos constraining of Brazilian federalism, characterizing an incomplete agreement.||El artículo discute el federalismo brasilero a partir de la matriz teorica self rule plus shared rule, o sea, el federalismo como pacto. A partir de esta matriz teorica, se defiende que la politica educacional esta encaminada a dinamizar el pacto federativo en el area educacional por medio del regimen de colaboracion, por ahora denominado Plan de Acciones Articuladas (PAR), y que se constituye, en realidad, un mecanismo de center constraining a los subgobiernos nacionales donde la union se sitúa como la grande demos constraining del federalimo brasilero, caracterizandose un pacto incompleto.||O artigo discute o federalismo brasileiro a partir da matriz teorica self r ule plus shared rule , ou seja, o federalismo enquanto pacto. Com base nessa matriz teorica, defende-se que a politica educacional voltada para dinamizar o pacto federativo na area educacional por meio do regime de colaboração por ora denominada de Plano de Acoes Articuladas (PAR) constitui-se, na realidade, um mecanismo de center constrain ing aos subgovernos nacionais em que a Uniao situa-se como a grande demos constraining do federalismo brasileiro, caracterizando-se em um pacto incompleto.