-
Assistencia Estudantil sob múltiplos olhares: A disputa de concepcoes||Multiple views in student assistance: a contest of ideas||Asistencia estudiantil según múltiples miradas: la disputa de concepciones
- Voltar
Metadados
Descrição
A regulamentação da assistencia estudantil em âmbito governamental, admitindo-a como uma politica pública, e um fato relativamente recente. Entretanto, as discussoes e debates acerca do tema sao bem antigos, com suas origens coincidindo com o periodo de criação das primeiras universidades brasileiras, por volta de 1930. Considerando o processo historico de construção dessa politica, pretende-se discutir as diferentes concepcoes que tem sido propostas como resultado das discussoes implementadas nesse trajeto, buscando sistematizar os principais pontos de discussao e embate em torno dessa tematica na atualidade. Observou-se que as concepcoes construidas se colocam muitas vezes em disputa, na tentativa de delimitar uma assistencia estudantil tida como ideal.||It is relatively recent the regulation of student assistance in the governmental level, as a public policy. However, the discussions and debates on this subject are quite old, by the creation’s period of the first Brazilian universities, in the 1930s. Considering this policy historical process of framing, this article intends to discuss the different views proposed as a result of the discussions realized on this scenario. It also intends to systematize the current main points of discussion and confrontation on this subject. Those conceptions are often in dispute to define a student assistance regarded as ideal.||La normativa de la asistencia estudiantil en el ambito gubernamental, admitiendola como una politica pública, es un hecho relativamente reciente. Sin embargo, las discusiones y debates acerca del tema son muy antiguos, con sus origenes coincidiendo con el periodo de la creacion de las primeras universidades brasileñas, en torno de la decada de 1930. Considerando el proceso historico de construcción de esa politica, pretendemos hacer una discusion sobre las diversas concepciones que han sido propuestas como resultado de las discusiones realizadas en ese periodo, tratando de sistematizar los principales puntos de discusion y confrontacion acerca de este tema en la actualidad. Se observo que las concepciones construidas se ponen muchas veces en disputa en un intento de delimitar una asistencia estudiantil considerada como ideal.
ISSN
1809-4465
Autor
Dutra, Natalia Gomes dos Reis | Santos, Maria de Fatima de Souza
Data
20 de fevereiro de 2017
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/827 | 10.1590/s0104-40362017000100006
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 148-181 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educação; Psicologia | Assistencia estudantil; Politica pública; Educação superior | Student assistance; Public policy; Higher education | Asistencia estudiantil; Politica pública; Educacion superior
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion