-
The category precision in the evaluation and meta- evaluation: practical and theoretical aspects||The category precision in the evaluation and meta- evaluation: practical and theoretical aspects||A categoria precisao na avaliação e na meta-avaliação: aspectos praticos e teoricos em um novo enfoque
- Voltar
Metadados
Descrição
This article deals with the category precision of a true evaluation in the scope of evaluation and meta-evaluation (evaluation of evaluation). First, it presents the modern conceptualization of evaluation and meta-evaluation and then discusses the role of meta-evaluation to ensure the quality of an evaluation process, in its different approaches, from the four categories of a true evaluation (utility, viability, ethics and precision). The emphasis of the article is on the category precision: (1) its importance in a meta-evaluation, in all the phases or stages of an evaluation, with its advances and its limitations and; (2) its application in the meta-evaluation itself which, while an evaluative process, must also follow the four patterns of a true evaluation. In this sense, practical and theoretical aspects which merit attention in the negotiation, the design, the implementation and the conduction of a meta-evaluation are presented, when the paradigm of the treatment of the data of a meta-evaluation, through the classical logic and not the fuzzy logic, is discussed.||Este artículo trata de la categoria precision de una verdadera evaluacion en el ambito de la evaluacion y de la meta evaluacion (evaluacion de la evaluacion). Presenta, inicialmente, la conceptuacion moderna de la evaluacion y de la meta evaluacion para, entonces, discutir el papel de la meta evaluacion de asegurar la calidad de un proceso evaluativo, en sus diferentes enfoques, a partir de las cuatro categorias de una verdadera evaluacion (utilidad, viabilidad, etica y precision). La enfasis del artículo esta en la categoria precision: (i) su importancia en una meta evaluacion, en todas las fases o etapas de una evaluacion, con sus avances y sus limitaciones y; (ii) su aplicacion en la propia meta evaluacion que, como proceso evaluativo, tambien debe respetar los cuatro patrones de una verdadera evaluacion. En este contexto se presentan aspectos teoricos y practicos que merecen atencion en la negociacion, en el diseño, en la implantacion y en la direccion de una meta evaluacion cuando se discute, incluso, el paradigma del tratamiento de los datos de una meta evaluacion a traves de la logica clasica y no de la logica fuzzy. Tambien se presenta una propuesta de metodologia para realizar meta evaluacion con base en la logica fuzzy.||Este artigo trata da categoria precisao de uma verdadeira avaliação no âmbito da avaliação e da meta-avaliação (avaliação da avaliação). Apresenta, inicialmente, a conceituação moderna da avaliação e da meta-avaliação para, entao, discutir o papel da meta-avaliação de assegurar à qualidade de um processo avaliativo, nas suas diferentes abordagens, a partir das quatro categorias de uma verdadeira avaliação (utilidade, viabilidade, etica e precisao). A enfase do artigo esta na categoria precisao: (i) a sua importância em uma meta-avaliação, em todas as fases ou etapas de uma avaliação, com seus avancos e suas limitacoes e; (ii) a sua aplicação na propria meta-avaliação que, enquanto processo avaliativo, tambem deve respeitar os quatro padroes de uma verdadeira avaliação. Neste contexto sao apresentados aspectos teoricos e praticos que merecem atencao na negociação, no desenho, na implantação e na condução de uma meta-avaliação quando se discute, inclusive, o paradigma do tratamento dos dados de uma meta-avaliação atraves da logica classica e nao da logica fuzzy.
ISSN
1809-4465
Autor
Vellasco, Marley Maria Bernardes Rebuzzi | Letichevsky, Ana Carolina | Tanscheit, Ricardo | Souza, Reinaldo Castro
Data
20 de abril de 2005
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 13, n. 47 (2005): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 255-268 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Meta evaluacion; Evaluacion; Categoria precision; Logica fuzzi | Meta-evaluation; Category precision; Evaluation; Fuzzy logic | Meta-avaliação; Categoria precisao; Avaliação; Logica fuzzi
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion