Descrição
This paper analyzes the development of writing skills in the early years of Elementary School, referring to large scale literacy assessment, using a longitudinal program called Evaluation of Basic Education of the State of Espirito Santo Program (Programa de Avaliação da Educação Basica do Estado do Espirito Santo - Paebes Alfa). The written data is also analyzed in its dialogue with the reading data. Thus, in addition to discussing types of items used in this writing assessment, we make an analysis that provides a contribution to the understanding of differences between reading and writing skills which are also often perceived as "faces of the same coin", that is, such as learning styles that occur simultaneously and indistinctly. As the analysis here indicates, the consolidation of literacy, decoding skills tend to occur before coding skills.||Este trabajo analiza el desarrollo de la escritura en los primeros años de la escuela primaria, apoyandose en la evaluacion a gran escala de la alfabetizacion, de naturaleza longitudinal, llamada Programa de Evaluacion de la Educacion Basica del Estado de Espirito Santo - Paebes Alfa. Se analizan tambien los datos de la escritura en dialogo con la lectura. Por lo tanto, ademas de discutir los tipos de items de escritura utilizados en la evaluacion externa a la escuela, hacemos un analisis que proporciona un aporte a la comprension de las diferencias entre las habilidades de lectura y escritura, a menudo percibidas como "caras de la misma moneda" es decir, como un aprendizaje que se produce de forma simultanea e indistintamente. Como indica el analisis realizado, en la consolidacion de la alfabetizacion, habilidades de decodificacion tienden a ocurrir antes de habilidades de codificacion.||Este trabalho analisa o desenvolvimento de habilidades de escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental, referenciando-se na avaliação em larga escala da alfabetização, de carater longitudinal, denominada Programa de Avaliação da Educação Basica do Estado do Espirito Santo – Paebes Alfa. Os dados de escrita sao analisados tambem em sua interlocução com a leitura. Assim, alem de serem discutidos tipos de itens de escrita utilizados nessa avaliação externa à escola, realiza-se uma analise que oferece contribuicao para a apreensao de diferencas entre habilidades de leitura e de escrita, ainda frequentemente entendidas como “faces de uma mesma moeda”, ou seja, como aprendizagens que ocorrem simultânea e indistintamente. Como a analise aqui feita indica, na consolidação do processo de alfabetização, habilidades de decodificação tendem a ocorrer antes de habilidades de codificação.