-
Learnings and full-time: between the effectiveness and the desire||prendizaje y jornada integral: entre la eficácia y el deseo||Aprendizagens e tempo integral: entre a efetividade e o desejo
- Voltar
Metadados
Descrição
The article takes part on the debate of the extension of school’s journey in Brazil, and presents the results of a study aimed at understanding the relations that the students in the final years of elementary school establish with knowledge and the school, in the context of Full-Time School - FTS. The theoretical and methodological frameworks are the contributions of Bernard Charlot on the relation to knowledge. The empirical material was produced by the “balance of knowledge” (CHARLOT, 2009), and has consisted on the development of a text on the experience of each subject in the FTS. The analysis focused on the learnings raised by students in the full-time and what they would like to learn in the extra time they remain in school. The study conclusions highlight the weight of intellectual and academic learnings which the students value and attribute different meanings. The weight of these learnings exposes tensions in the full-time between the rationality of the Cartesian matrix and the corporeality.||El artículo se inserta en el debate sobre la ampliacion de la jornada escolar en Brasil, y presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo es entender las relaciones que los estudiantes de los últimos años de la escuela primaria establecen con el saber y la escuela, en jornada integral. El marco teorico y metodologico son las contribuciones de Bernard Charlot respecto a la relacion con el saber. Los datos fueron recolectados a traves del “balance de saber” (CHARLOT, 2009) que es la produccion de un texto por cada estudiante sobre su experiencia en la escuela. El analisis se centro en el aprendizaje de los estudiantes en la jornada integral y lo que les gustaria aprender en esta jornada. Las conclusiones del estudio ponen de relieve el peso del aprendizaje intelectual y escolar que los estudiantes valoran y al que atribuyen diferentes significados. El peso del aprendizaje intelectual y escolar expone las tensiones en la jornada integral entre la racionalidad de la matriz cartesiana y de la corporalidad.||O artigo se insere no debate sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil, e apresenta resultados de um estudo cujo objetivo e compreender as relacoes que os/as estudantes dos últimos anos do ensino fundamental estabelecem com o saber e com a escola, no contexto da Escola em Tempo Integral – ETI. O referencial teorico e metodologico sao as contribuicoes de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. O material empirico foi produzido por meio do balanco de saber, e consistiu na elaboração de um texto sobre a experiencia de cada sujeito na ETI. A analise concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos/as estudantes no tempo integral e sobre o que gostariam de aprender no tempo a mais que permanecem na escola. As conclusoes do estudo destacam o peso das aprendizagens intelectuais e escolares as quais os/as estudantes valoram e atribuem diferentes sentidos. O peso dessas aprendizagens expoe tensoes no tempo integral entre a racionalidade de matriz cartesiana e a corporeidade.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Bernard Charlot - Universidade Federal de Sergipe - Supervisor do Pos Doutorado | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico - CNPq
Abrangência
Americas
Autor
Souza, Maria Celeste Reis Fernandes
Data
10 de maio de 2017
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/483 | 10.1590/s0104-40362017002500483
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 414-439 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Full-Time school; Learnings; Relation to knowledge | Escuela de tiempo completo; Aprendizaje; Relacion con el saber | Educação; Sociologia | Tempo Integral; Aprendizagens; Relação com o Saber
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion