-
Curricula politics and internationalization of higher education: multiculturalism or semiformation?||¿Politicas Curriculares de internacionalizacion de la educacion superior: multiculturalismo o semiformacion?||Politicas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?
- Voltar
Metadados
Descrição
One of the basic discourse premises in support of the internationalization of higher education is its ability to promote multiculturalism, helping the construction of more reflexive and critical curricula . These new curricula arrangements would transform schools in the epicentre of social transformations, seeking more egalitarian living conditions for all. However, instead of promoting cultural diversity, the internalization of higher education seems to spread a particular form of culture that seeks its legitimacy through the standardization of curricula , syllabi, language structure and cultural experiences. This macro structural education framework needs to be intensely discussed in higher education institutions. Based on a critical reflection of official reports and articles in defense of higher education internalization, we tried to reveal the private interests involved, in the hope of arguing for the importance of the political and critical objectives of higher education.||Una de las premisas basicas presentes en los discursos de apoyo a la internacionalizacion de la enseñanza superior es su capacidad de promover el multiculturalismo, originando la construcción de planes curriculares mas criticos y reflexivos. Esas nuevas propuestas curriculares transformarian las escuelas en epicentros de transformaciones sociales, en búsqueda de condiciones de vida mas igualitaria para todos. Sin embargo, en vez de promover la diversidad cultural, se observa que se promueve la defensa de una forma particular de cultura, se busca su legitimacion a traves de la uniformizacion de planes curriculares, programas de curso, idiomas y experiencias culturales. Ese cuadro marco-estructural de la educacion necesita ser mas discutido en las instituciones de enseñanza superior. Basados en la lectura critica de informes y artículos en defensa del sistema de internalizacion en curso, se busco revelar los intereses privados involucrados, para argumentar la importancia de las funciones politica y critica de la educacion superior.||Uma das premissas basicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino superior e a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção de curricula mais criticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as escolas no epicentro das transformacoes sociais, em busca de condicoes de vida mais igualitaria para todos. No entanto, ao inves da promocao da diversidade cultural, tem-se a defesa de uma forma particular de cultura, que busca sua legitimação atraves da padronização dos curricula , dos programas de curso, dos idiomas e das experiencias culturais. Esse quadro marcoestrutural da educação precisa ser intensamente discutido nas instituicoes de ensino superior. Com base numa leitura critica de relatorios e artigos em defesa do sistema de internacionalização em curso, procurou-se revelar os interesses privados envolvidos, buscando argumentar a importância das funcoes politica e critica da educação superior.
ISSN
1809-4465
Autor
Lima, Manolita Correia | de Albuquerque, Carolina Machado Saraiva
Data
19 de julho de 2011
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 72 (2011): Revista Ensaio - Jul./Set.; 575-598 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Internacionalizacion de la Educacion Superior; Politicas Públicas para la Educacion Superior; Multiculturalismo; Semiformacion | Higher Education; Internalization of Higher Education; Multiculturalism; Semiformation | Internacionalização do Ensino Superior; Politicas Públicas para o Ensino Superior; Multiculturalismo; Semiformação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion