Descrição
O conceito de representação favorece o entendimento das tramas sociais que possibilitaram a consolidação do circuito exibidor de Montes Claros (MG), visto que nos permite avaliar a dominação simbólica exercida e propugnada pelos grupos e atores sociais da cidade. Pela intermediação do cinema e das inaugurações das salas (Cine Ipiranga), juntamente com as reformas e as instalações de aparelhos modernos de projeção, as representações do progresso em Montes Claros (MG) se operacionalizaram e tornaram-se ativas. Desta forma, o cinema, mediante os discursos dos jornais, estabeleceu um índice daquilo que era “moderno”, “civilizado”, “progresso”, e constituiu um veio de identificação para avaliar a cidade como uma “metrópole do norte”, “metrópole nordestina”, “sociedade culta”.||The concept of representation helps understanding social tangles which have enabled the consolidation of the cinema circuit of Montes Claros (MG), inasmuch it allows us to evaluate the symbolic domination performed and supported by groups and social actors of that city. By intermediation of the cinema and the inauguration of the movie theaters (Cine Ipiranga), altogether with the reforms and installations of modern movie projectors, the representations of the progress in Montes Claros (MG) became operative and active. Thus, according to newspaper reports, the cinema established a rate of concepts as "modern, civilized progress" and has also been a means of evaluation of the city as a "northern metropolis", a "northeastern metropolis”, a “cultured society”.