-
Dialogue with images in the teaching context||Diálogo com imagens no contexto do ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
The imaginative faculty inherent to the anthropos has been seconded in the formative paths and pedagogical theories marked by the hegemonic modern educational paradigm. Taking this into consideration, the present study exposes the characteristics of an imaginary education, through which the image becomes a didactic-pedagogical resource capable of fostering educational experiences that develop the imaginative capacity of the human being. In the reflections presented here, some presuppositions of Gaston Bachelard’s phenomenology of poetic imagination will be adopted, as well as categories and concepts of Bachelardian thinkers who study educational imaginary. Although Bachelard is not an author pertaining to the educational sciences, his poetic phenomenology offers clues for the constitution of a pedagogy capable of enhancing the imaginative attribute of the human being.||A faculdade imaginativa inerente ao anthropos foi secundarizada nos percursos formativos e teorias pedagógicas balizadas pelo paradigma educacional moderno hegemônico. Ciente disso, o presente trabalho expõe as características de uma educação imaginária, através da qual a imagem torna-se um recurso didático-pedagógico capaz de fomentar experiências educacionais que desenvolvam a capacidade imaginativa do ser. Nas reflexões aqui apresentadas, serão adotados alguns pressupostos da fenomenologia da imaginação poética de Gaston Bachelard, assim como categorias e conceitos de pensadores bachelardianos estudiosos do imaginário educacional. Embora Bachelard não seja um autor pertencente às ciências da educação, sua fenomenologia poética oferece pistas para constituição de uma pedagogia capaz de potencializar o atributo imaginativo do ser.
ISSN
2357-7142
Autor
Batista, Ozaias Antônio
Data
5 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6587 | 10.18316/recc.v25i2.6587
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 2 (2020); p. 19-28 | 2236-6377
Assuntos
Poetic Images in Teaching; Imaginary Education; Phenomenology of Poetic Imagination; Gaston Bachelard. | Imagens Poéticas no Ensino; Imaginário e Educação; Fenomenologia da Imaginação Poética; Gaston Bachelard.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion