-
Educação escolar, tradição e oralidade Negro-Brasileira||School education, tradition and Black-Brazilian orality
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente texto foi elaborado a partir de um estudo de caso sobre educação e oralidade negro-brasileira e consiste em uma abordagem acadêmico-reflexiva sobre alguns aspectos da educação escolar de negros; da tradição e culturas africanas; e, da oralidade negro-brasileira. Esta abordagem se embasa teoricamente, em especial, nas seguintes obras, com seus respectivos autores: Cultura Tradicional Banto, de Raul Ruiz de Asúa Altuna; O Local da Cultura, de Homi Kuane Bhabha; Tradição Viva, de Hampâté Bâ; e, Políticas Públicas de Ações Afirmativas: Educação e Abá (pensamento) Negro-Brasileiro Diásporico, de Jorge Manoel Adão. Ao mesmo tempo em que constatamos que a tradição oral é parte constituinte da matriz formadora da cultura brasileira, em suas expressões artísticas, festivas, religiosas e populares; percebemos que, desde os indicadores, temos um sistema educacional ainda pouco atraente aos pardos e pretos por não agregar a sua identidade cultural e por não reconhecer às singularidades deste grupo específico. Singularidades como: a entrada precoce no mercado de trabalho; a falta de uma qualidade social no ensino público, em que majoritariamente estes têm acesso; e, a um conteúdo programático que não reconhece o universo cultural, a partir de suas raízes, dos negros e que não incentiva a construção de um saber identitário. Assim como o racismo e o preconceito no ambiente escolar e em sala de aula que, consequentemente, se traduz em evasão e descontinuidade dos estudos e falta de referenciais, de perspectivas para a realização de uma trajetória de sucesso pessoal, acadêmico e profissional.||The present text was elaborated from a case study on black-Brazilian education and orality, and consists of an academic-reflective approach on some aspects of black school education; of African traditions and cultures; and of the black-Brazilian orality. This approach is based, in particular, on the following works, with their respective authors: Traditional Culture Banto, by Raul Ruiz de Asúa Altuna; The Place of Culture, by Homi Kuane Bhabha; Living Tradition, by Hampâté Bâ; and, Public Policies of Affirmative Actions: Education and Abá (thought) Black-Brazilian Diásporico, by Jorge Manoel Adão. At the same time we find that oral tradition is a constituent part of the formative matrix of Brazilian culture, in its artistic, festive, religious and popular expressions; we realize that, from the indicators, we have an educational system still not attractive to pardos and blacks for not aggregating their cultural identity and for not recognizing the singularities of this specific group. Singularities such as: early entry into the labor market; the lack of a social quality in public education, in which most of them have access; and to a programmatic content that does not recognize the cultural universe, from its roots, of the blacks and that does not encourage the construction of an identity knowledge. As well as racism and prejudice in the school environment and in the classroom, which consequently translates into avoidance and discontinuity of studies and lack of references, perspectives for the achievement of a trajectory of personal, academic and professional success.
ISSN
2357-7142
Autor
Adão, Jorge Manoel | Santos, Franco Adriano dos
Data
29 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5370 | 10.18316/recc.v24i3.5370
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 3 (2019); p. 243-252 | 2236-6377
Assuntos
Educação; Escola; Tradição e Oralidade Africano-Brasileiras | Educação Escolar; Tradição e Oralidade Africanas; Oralidade Negro-Brasileira. | School Education; African Tradition and Orality; Black or Brazilian Orality.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion