-
CONTEMPORARY PIRANDELLO: AN ANALISYS STUDY OF PIRANDELLO DRAMATURGY FROM SCENE||PIRANDELLO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO PARA ANÁLISE DA DRAMATURGIA PIRANDELLIANA A PARTIR DA CENA
- Voltar
Metadados
Descrição
Investigate Pirandello’s drama from the scene and the relation actor/ character is also confronting the history of Westwern Theatre. Confront limits and boundaries of the most different aesthetics and theatrical forms, opening new spaces for creation, is the main feature of his dramaturgy. Pirandello did not propose a solution to the crisis of representation that settled in the theatrical experiments which were contemporary. Unlike, his aesthetics is an aesthetics of crisis, and also accumulation among different aesthetic and scenic forms that are plural, multifaceted. It is in contrast, in shock, between the metaphysical and the realism that lies his greatest wealth. In his last years of work, Pirandello resorted to the mediumistic aspects of the scenic materiality, believing that the magic power of the stage could even transform the actor’s body in ghosts, and create dreams. The actor, playwright say, should not turn into a human figure, but evoke a different being, weird -but real, alive - that exists in a different realm of reality.||Investigar a dramaturgia de Pirandello a partir da cena e da relação ator/personagem é também se confrontar com a própria história do teatro ocidental, pois a principal característica de sua dramaturgia é tencionar os limites, e as fronteiras das diferentes estéticas e formas teatrais que se sucederam, e que se contrapuseram, abrindo sempre novos espaços de criação. Pirandello não propôs uma solução para a crise da representação que se instalou nos experimentos teatrais que lhe foram contemporâneos, ao contrário, a sua estética é uma estética da crise, e também de acumulação entre diferentes estéticas e formas cênicas plurais, multifacetadas. É no contraste, no choque, entre o metafísico e o realismo que reside sua maior riqueza. Em seus últimos anos de trabalho, Pirandello recorreu ao papel “mediúnico” da materialidade cênica, acreditando no poder mágico do palco em transmutar o corpo do ator em fantasmas, e de criar sonhos. O ator, dirá o dramaturgo, não deve se transformar em uma figura humana, e sim evocar um ser diferente, estranho - mas real, vivo - que existe em uma diferente esfera de realidade.
ISSN
2236-3254
Periódico
Colaboradores
FAPESP
Autor
Ribeiro, Martha
Data
14 de janeiro de 2013
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/25533 | 10.22456/2236-3254.25533
Idioma
Fonte
Cena; n. 12 (2012) | Revista Cena; n. 12 (2012) | Revista Cena; n. 12 (2012) | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
Performing arts; Dance. | Luigi Pirandello; Contemporary theater; Masks. | Artes Cênicas; Teatro. | Luigi Pirandello; Teatro contemporâneo; Máscaras.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares