-
Uma breve Genealogia do teatro e educação no Brasil: O teatro para crianças
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo propõe uma mirada histórico-política sobre o encontro entre teatro e educação, tendo o teatro para crianças como seu operador prático. A reboque de um esforço analítico inspirado na teorização foucaultiana, o estudo versa sobre o discurso em torno da temática no Brasil desde o início até meados do século XX, valendo-se de duas fontes não usuais na historiografia teatral: o jornal Correio da Manhã e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Ao evidenciar o atrelamento discursivo das práticas teatrais ao ideário da Escola Nova, o estudo atribui aos teatros infantil e escolar um lugar de destaque entre as estratégias pedagogizantes de governamento populacional.
ISSN
2237-2660
Autor
Gomes, Sidmar Silveira | Aquino (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil), Julio Groppa
Data
17 de janeiro de 2019
Identificador
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/82416/51725 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/82416/48069 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/82416/48070 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/82416/48071 | https://seer.ufrgs.br/presenca/article/downloadSuppFile/82416/48844
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 26 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 26 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 26 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 26 | 2237-2660
Assuntos
teatro; educação | teatro infantil; teatro escolar; pedagogia do teatro; governamentalidade; infância | história do teatro infantil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion