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COTIDIANO E ESTRESSE DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
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Metadados
Descrição
O aumento da expectativa de vida e a diminuição da natalidade têm feito com que por um período de tempo mais longo as gerações possam interagir e se relacionar. Contudo, os efeitos dessa mudança contemporânea ainda têm sido alvo de poucos estudos. O objetivo do presente estudo foi identificar a experiência de avós de crianças com deficiência intelectual e de crianças com desenvolvimento típico acerca do cotidiano e das práticas de apoio exercidas no contexto familiar e sobre a percepção do estresse dentre as participantes do estudo. O estudo qualitativo e comparativo contou com a participação de doze avós de crianças com deficiência intelectual ou de crianças com desenvolvimento típico. As avós foram separadas por dois grupos e responderam a uma entrevista semiestruturada e a um instrumento de avaliação de estresse. Os resultados apontaram que as avós são importante fonte de ajuda às famílias, conferindo diferentes tipos de auxílio. Além disso, de acordo com o relato das avós, estas se encontram estressadas independentemente da condição do neto, se com deficiência ou não. Reforça-se a necessidade de estudos futuros que possam ampliar a compreensão acerca do cotidiano de avós, mensurar o estresse e identificar as fontes de apoio social recebidas.
ISSN
1517-2473
Colaboradores
CAPES
Abrangência
Mulheres, 50-93 anos
Autor
Yamashiro, Juliana Archiza | Matsukura, Thelma Simões
Data
11 de março de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/43239 | 10.22456/2316-2171.43239
Idioma
Relação
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Fonte
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20, n. 3 (2015) | 2316-2171 | 1517-2473
Assuntos
Terapia Ocupacional; Gerontologia | Avós. Crianças com Deficiência. Estresse. | Avós de Crianças com deficiência e de crianças com desenvolvimento típico
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Terapia Ocupacional