-
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA E NÓS: REFLEXÃO SOBRE TRÊS LIVROS PARADIDÁTICOS||THE CLASSICS OF SOCIOLOGY AND US: REFLECTION ON THREE SUPPLEMENTARY EDUCATIONAL MATERIALS||LOS CLÁSICOS DE LA SOCIOLOGÍA Y NOSOTROS: REFLEXIÓN SOBRE TRES LIBROS PARADIDÁCTICOS
- Voltar
Metadados
Descrição
Os clássicos da sociologia variam conforme cada país, eles são os autores que gozam de status superior, artífices de práticas exemplares de pesquisa, que levantaram problemas e propuseram soluções teóricas que ainda elucidam aspectos das sociedades contemporâneas. Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber se tornaram clássicos no Brasil, entre outras coisas, devido ao esforço de Florestan Fernandes na década de 1950, quando sistematizou a contribuição de cada um desses autores para uma teoria da investigação sociológica. A recepção desses clássicos no país não perdeu de vista os problemas da sociedade brasileira, que tradicionalmente esteve voltada para explicar o país. Por isso, determinadas leituras foram rotinizadas, criando versões próprias desses autores clássicos. Dessa perspectiva, esse texto faz uma reflexão sobre três livros paradidáticos da coleção “pontos de referência” da Editora Vozes, escritos por especialistas franceses: A sociologia de Marx, de Jean-Pierre Durand; A sociologia de Durkheim, de Philippe Steiner; e A sociologia de Weber, de Catherine Colliot- Thélène.||The classics of sociology vary from country to country. They are represented by those authors classified as having superior status, practicing exemplary research, who have raised problems and proposed theoretical solutions that still elucidate aspects of contemporary societies. Karl Marx, Emile Durkheim and Max Weber became classics in Brazil. This was partly through the efforts of Florestan Fernandes, in the 1950s, who systematized the contribution of each of these authors to a theory of sociological research. The reception of these classics in the Brazil has traditionally been geared towards explaining the sociological problems of Brazil. Therefore, certain readings became routine, and particular versions of these classic authors were created. This text proposes a reflection on three textbooks written by French experts and published by Editora Vozes in its collection Pontos de Referência: A sociologia de Marx (The Sociology of Marx) by Jean-Pierre Durand; A Sociologia de Durkheim (The Sociology of Durkheim) by Philippe Steiner; and A Sociologia de Weber (The Sociology of Weber) by Catherine Colliot-Théléne.||Los clásicos de la sociología varían según cada país, son aquellos autores que gozan de estatus superior, artífices de prácticas ejemplares de investigación, plantearon problemas y propusieron soluciones teóricas que aún elucidan aspectos de las sociedades contemporáneas. Karl Marx, Émile Durkheim y Max Weber se convirtieron en clásicos en Brasil, entre otras cosas, debido al esfuerzo de Florestan Fernandes en la década de 1950, cuando sistematizó la contribución de cada uno de estos autores a una teoría de la investigación sociológica. La recepción de estos clásicos en el país no perdió de vista los problemas de la sociedad brasileña, tradicionalmente estuvo orientada a explicar el país. Por eso, ciertas lecturas fueron rutinarias, creando versiones propias de esos autores clásicos. De esa perspectiva, ese texto hace una reflexión sobre tres libros paradidácticos de la colección “Pontos de Referência” de la Editora Vozes, escritos por especialistas franceses: A sociologia de Marx (La sociología de Marx), de Jean-Pierre Durand; A sociologia de Durkheim (La sociología de Durkheim), de Philippe Steiner; y A sociologia de Weber (La sociología de Weber), de Catherine Colliot-Thélène.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Shiota, Ricardo Ramos
Data
26 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/15241 | 10.14210/contrapontos.v19n1.p249-270
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 19, n. 1 (2019): CONTRAPONTOS; 249-270 | Revista Contrapontos; v. 19, n. 1 (2019): CONTRAPONTOS; 249-270 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educação | Clássicos da sociologia; Sociologia brasileira; Livro didático | Classics of sociology; Brazilian sociology; Textbook | Clásicos de la sociología; Sociología brasileña; Libro didáctico
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion