-
DA ANÁLISE TEXTUAL À COMPREENSÃO DE SIGNIFICADOS: FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA||FROM TEXTUAL ANALYSIS TO THE UN DERSTAN DIN G OF MEANING: TEA CHER EDUCATION FOR EARLY CHILDHOOD IN COLOM BIA||DEL ANÁLISIS TEXTUAL A LA COMPRENSIÓN DE SIGNIFICADOS: FORMACIÓN DE DOCENTES DE PRIMERA INFANCIA EN COLOMBIA
- Voltar
Metadados
Descrição
Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizá- los e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.||Colombia currently has binding international commitments in the field of comprehensive care for early childhood. The research proposal that prompted this qualitative analysis aims to reorient the educational perspective in the framework of the Comprehensive Care Policy for Early Childhood that meets the need to coordinate and unify criteria around a comprehensive teacher training route that is consistent with the characteristics and psycho-affective needs of children. This work is based on a preliminary approach to educational agents from three different regions of Colombia, seeking to obtain their personal opinions in response to the question: How has the Pisotón psycho-affective program for education and human development strengthened your pedagogical proposal? The results show the consolidation of the category Intrapersonal Intelligence, which relates to an individual’s ability to identify themselves internally, and thereby gain a broad perspective of their emotional life, feelings and emotions, categorizing and ordering them to interpret and guide their actions.||Actualmente Colombia tiene compromisos internacionales de obligatorio cumplimiento en el tema de la atención integral a la Primera Infancia. En este sentido la propuesta de investigación que inspira este análisis cualitativo tiene por objeto reorientar la perspectiva pedagógica que en el marco de la Política de Atención Integral para la Primera Infancia, responda a la necesidad de articular y unificar criterios en torno a una ruta de formación integral del docente que sea coherente con las características y necesidades psicoafectivas de los niños y niñas. Este trabajo se sustenta en un acercamiento preliminar a los agentes educativos de tres regiones distintas del país en relación con su opinión personal acerca de la pregunta ¿Cómo el Programa de Educación y Desarrollo Psicoafectivo Pisotón ha fortalecido su propuesta pedagógica? Los resultados evidencian la consolidación de la categoría Inteligencia Intrapersonal que se relaciona con la habilidad que tiene el individuo para identificarse internamente y en consecuencia tener una percepción amplia de su vida emocional, sus sentimientos y sus emociones, categorizándolas y ordenándolas para interpretar y orientar su actuar.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Robayo, Adriana Pineda | Rosa da Veiga, Célia de Fátima | Felicetti, Vera Lucia
Data
6 de junho de 2014
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4862 | 10.14210/contrapontos.v14n1.p29-43
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 14, n. 1 (2014); 29-43 | Revista Contrapontos; v. 14, n. 1 (2014); 29-43 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educação | Educação infantil; Formação Docente; Inteligência Intrapessoal. | Early Childhood; Teacher Education; Intrapersonal Intelligence. | Primera Infancia; Formación Docente; Inteligencia Intrapersonal.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion