Descrição
The aim of this work was to analyze the research and teacher training needs shown by doctorate students. Given that one of the professional routes for these students is to become university professors, it will be necessary to develop competences for this professional environment, in the areas of teaching practice and research. Using a mixed methodology, questionnaires and semi-structured interviews were applied to doctorate students in Spain, in order to analyze: (1) training needs in teaching practice and research; (2) the need to participate in research projects; and (3) the help and support necessary during the training period (3). The main results reveal that the students developed competencies in research, with less emphasis on teaching practice. It is therefore necessary to establish an integral model of training in doctorate programs, in order to prepare and adapt the students for the transition to their future careers.||El objetivo de este trabajo era analizar las necesidades de investigación y de formación docente que tenían los estudiantes de doctorado. Si se entiende que una de las salidas profesionales es la docencia universitaria, será necesario contribuir al desarrollo de habilidades y capacidades vinculadas a este ámbito profesional: la investigación y la docencia. A partir de una metodología mixta, se aplicó un cuestionario y entrevistas semiestructuradas a estudiantes de doctorado del territorio español, para analizar: necesidades de formación en docencia e investigación (1); necesidades de participación en trabajos de investigación (2); y ayudas y apoyos durante el proceso formativo (3). Los resultados principales revelan que los estudiantes adquieren competencias para la investigación, pero en menor grado para la docencia. Por tanto, se hace necesario establecer un modelo integral de formación del doctorando para prepararlo y capacitarlo en este tránsito y adecuarlo a su futuro desempeño profesional.||O objetivo deste trabalho foi analisar as necessidades de investigação e de formação docente que os estudantes de doutoramento manifestam. Se uma das saídas profissionais destes estudantes é a docência universitária, será necessário desenvolver competências respeitantes a este âmbito profissional: a docência e a investigação. Por meio de uma metodologia mista, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a estudantes de doutorado no território espanhol para analisar: necessidades de formação em docência e investigação (1); necessidade de participação em projetos de investigação (2); e ajudas e apoios necessários durante o período de formação (3). Os resultados principais revelam que os estudantes desenvolvem competências para a investigação e com menor ênfase na docência. Assim, torna-se necessário estabelecer um modelo integral de formação nos programas de doutoramento para preparar e adequar os estudantes para a transição para o seu futuro profissional.