Descrição
Este texto propõe a reflexão sobre os recursos de acompanhamento/controle dos alunos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para tanto, servem de referência as nossas leituras, reflexões, observações e dados de pesquisa a respeito destes aspectos e recursos pertinentes ao processo ensino e aprendizagem. Além disso, para enriquecer nossa reflexão resgatamos o projeto arquitetônico penitenciário sistematizado por Jeremy Bentham no século XVIII, o qual permitia uma visão privilegiada do inspetor, garantindo, assim, maior controle sobre os presos. Atualmente, as tecnologias permitem inúmeras formas de controle, que dispensam a arquitetura física e tornam mais sutis as estratégias. Destacamos os recursos para o gerenciamento e acompanhamento dos alunos em cursos a distância que utilizam AVAs. Da mesma forma que na proposta de Bentham era possível visualizar e controlar os presos a partir de um ponto de vista central, ao professor também está franqueada a possibilidade de avaliar e controlar a presença e o desempenho dos participantes de cursos a distância. Por fim, salientamos que a forma como estes recursos são utilizados refletem a prática pedagógica e sua intencionalidade, assim, podem ser utilizados para incentivar e orientar o aluno em seu estudo, como para punir e classificar.||This text proposes a reflection on the resources of monitoring/controlling students, which are available in Virtual Learning Environments (VLE). They therefore serve as a reference for our readings, reflections, comments and research data on these aspects and resources relating to the teaching and learning process. Also, to enrich our reflection, we make an analogy with the penitentiary architectural project systemized by Jeremy Bentham in the 18th Century, which gave the overseer a privileged view, ensuring greater control over the prisoners. Today’s technologies enable numerous forms of controls, which dispense with the physical architecture, with strategies becoming more subtle. We emphasize the resources for the management and monitoring of the pupils taking distance learning courses which use VLEs. In the Bentham proposal, the overseer was able to view and control the prisoners from a central point of view. In the same way, the professor is also given the opportunity to evaluate and control the presence and performance of participants in distance learning courses. Finally, we point out that the way in which these resources are used reflects the teaching practice and its intention, therefore, they can be used to stimulate and guide the students in their study, or to punish or classify.