-
Gênero e Educação: delimitação de espaços e construção de estereótipos||Gender and Education: The delimitation of spaces and construction of stereotypes
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente ensaio teórico propõe evidenciar a construção de estereótipos de gênero através da prática da docência e das relações sociais instituídas pela construção do saber, bem como os desafios para a educação no século XXI. Parte-se aqui do pressuposto de que boa parte das diferenças entre homens e mulheres é construída socialmente, e que ele ou ela só se enquadram nos modelos dominantes por serem preparados e preparadas para exercerem os papéis que a sociedade lhes delega. As instituições de ensino ocupam, portanto, um lugar importante nesse processo. Por outro lado, é preciso assim como Marx (2007) perguntar ‘quem educa os educadores’? Afinal, no processo ensino-aprendizado, o sujeito socializado de uma determinada maneira, tende a reproduzir os traços que caracterizam a sociedade na qual o próprio se constrói. As palavras são signos poderosos e influenciam na construção do mundo social e no modo como ele é vivido, sendo assim o discurso importante constituinte da personalidade dos indivíduos. Crê-se que o ponto de partida dessa discussão é iniciar-se o debate e disseminá-lo, de modo que seja possível a um número cada vez maior de pessoas colocar em questão as relações estabelecidas, os lugares ocupados e, mesmo, dos lugares nos quais se quer enquadrar outros.||This theoretical essay demonstrates the way in which gender stereotypes are constructed through teaching practices, and the social relations instituted by the construction of knowledge, as well as the challenges for education in the 21st Century. It is based on the assumption that the majority of differences between men and women are socially constructed, and that the individual only adapts to the dominant models in order to be prepared to play the roles delegated to them by society. Education institutions therefore have an important part to play in this process. On the other hand, it is necessary to ask the question, like Marx (2007), ‘who educates the educators?’ After all, in the teaching-learning process, the citizen who is socialized in a certain way tends to reproduce the features that characterize the society in which the self is constructed. Words are powerful signs that influence the construction of the social world and the way we live in it, therefore discourse is an important component of an individual’s personality. It is believed that the starting point is to begin the debate and to disseminate it, so that it becomes possible for increasing numbers of people to question the relations established, places occupied, and even the places to which one would like others fit.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
CNPq e FAPEMIG
Autor
Andrade, Carolina Riente | Barros, Amon Narciso
Data
8 de julho de 2009
Formato
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 9, n. 2 (2009); 90-103 | Revista Contrapontos; v. 9, n. 2 (2009); 90-103 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educação | Gênero; Relações Sociais; Docência; Aprendizado | Gender; Social Relations; Education. Learning.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion