Descrição
O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental, características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes que foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento, são características que compõem o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.||The objective of this study was to identify, through documental analysis, the teacher’s personal characteristics that contribute to school inclusion of students with special educational needs (SEN). To this end, we conducted an investigation of informational sources in theses and dissertations in the field of Education and Special Education that were presented between 2005 and 2010, and were available in the Theses Databank of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel). The results indicate that teachers’ reflection on their own practice, and their criticality, autonomy, creativity, flexibility and self-awareness, are characteristics that make up the profile of a teacher who favors inclusive education. We believe that these personal characteristics are essential for all teachers, and not only those working with pupils with special educational needs.||El presente trabajo tuvo como objetivo identificar por medio de un análisis documental las características personales del profesor que favorecen la inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales (NEE). Para ello realizamos el relevamiento de las fuentes informacionales en tesis y disertaciones del área de Educación y Educación Especial disponibles en el Banco de Tesis de la CAPES, defendidas entre los años 2005 y 2010. Los resultados indicaron que la reflexión sobre la propia práctica, la criticidad, la autonomía, la creatividad, la flexibilidad y el autoconocimiento son características que componen el perfil de un profesor más inclusivo. Consideramos que esas son características personales necesarias a todos los profesores y no solamente a los profesores que atienden en el espacio escolar a los alumnos con NEE.