-
the school’s role in prison: knowledge and experiences of students and teachers||el papel de la escuela en la prisión: saberes y experiencias de alumnos y maestros||o papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professores
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente texto tem a intenção de tecer reflexões sobre o papel da escola na prisão, buscando compreender como alunos e professores a significam e delinear caminhos para a melhoria da qualidade de vida de homens em privação de liberdade. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, tendo como sujeitos, professores e alunos da escola de uma penitenciária do estado de São Paulo/Brasil. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a observação, conversas informais e entrevistas. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, evidencia ser a escola da prisão, espaço de socialização, construção de identidade e de aprendizagens cumprindo, portanto, sua função de mediadora entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.||El presente artículo se propone reflexionar sobre el rol de la escuela carcelaria intentando comprender cómo los alumnos y maestros la significan y también bosquejar caminos para la mejoría de la calidad de vida de aquellos privados de libertad. Se trata de un estudio de orden cualitativa cuyos sujetos son los alumnos y maestros de una escuela carcelaria del interior de la provincia de São Paulo/Brasil. Los procedimientos metodológicos para recolectar los datos fueron: la observación; conversaciones informales y entrevistas. El análisis de los datos obtenidos, basado en autores comprometidos con esta temática en América Latina, muestra la escuela carcelaria como un espacio de socialización, construcción de identidad y de aprendizajes que cumple, por lo tanto, su función de mediadora entre los saberes, las culturas y la realidad, ofreciendo posibilidades de preservación de los derechos humanos de los jóvenes y de los adultos en privación de libertad.||The current paper intends to consider the role of schools in prison. Its aim is not only to understand how students and teachers see it, but also try to find ways of improving the quality of life for those deprived of freedom. The nature of the study is qualitative. The subjects of the study are teachers and students in a penitentiary school in the State of São Paulo/Brazil. Methodological procedures used for data collection were observation, informal conversations, and interviews. Data analysis of the study conducted was based on authors working on this theme in Latin America. This study demonstrates that the school is an effective space for socialization, identity construction and learning, therefore fulfilling its most important role of knowledge, culture, and reality intermediation, offering possibilities of preserving the human rights of young people and adults deprived of their liberty.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
onofre, elenice
Data
20 de novembro de 2011
Formato
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 271-297 | childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 271-297 | childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 271-297 | 1984-5987
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion