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the emergence of emerging philosophical moments and the emerging philosophizing (emphil): preliminary notes||a “emergência” de momentos filosóficos emergentes e a filosofia emergente (emphil): notas preliminares||la emergencia de momentos filosóficos emergentes y la filosofía emergente (emphil): notas preliminares
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Metadados
Descrição
This paper aims at introducing the idea of Emerging Philosophizing (EmPhil) as a way of naming, describing, developing and further understanding the process of having philosophical moments occurring instantly and coming directly from children in the classroom. On this ground, the main characteristics of philosophizing as developed in the frame of EmPhil along with its differences among other forms of philosophizing are briefly discussed. The conceptualization of EmPhil can be grounded in philosophies that explore the process of thinking as emergence, doing and a way of life. EmPhil is an ongoing idea still developing, changing, and shaping both philosophically and practically in classroom as an experience and a process forming a way of philosophizing that allows children’s thinking (but also teacher’s thinking) to unblock and unlock. Children’s thinking and EmPhil as extension to it, are inevitably and fundamentally related to their own activity, incorporated to it, following the stream of this activity, as EmPhil follows the stream of thinking of this very activity and dives in it. EmPhil opens up systematically the space for children to view their own thoughts, as important that need to be questioned, discussed and not left aside. EmPhil celebrates the “instant”, the “fresh”, the “unfinished”, the “ongoing” process of thinking which keeps changing, altering and developing.||Este artículo pretende introducir la idea de Filosofía Emergente (EmPhil) como un modo de nombrar, describir, desarrollar y comprender el proceso de tener momentos filosóficos que ocurren instantáneamente y que vienen directamente de los niños en el aula. La conceptualización de EmPhil se basa teóricamente en filosofías que exploran el proceso de pensamiento como emergencia, entendido como una práctica y un modo de vida. EmPhil es un concepto pedagógico actual que aún se está desarrollando – moldeando nuestra experiencia en el aula y siendo, a su vez, remodelado por ésta, dedicándose así a una práctica que permite que el pensamiento de los niños (y también el del maestro) se abra a las ideas filosóficas. EmPhil es una forma de asombro y epifanía, y depende de los adultos: a) reconocer y acoger estos momentos emergentes, y reconocer las ideas filosóficas y pre-filosóficas contenidas en ellos a través de la observación y el diálogo, b) abrir un mayor espacio entre las actividades organizadas para permitir que estos momentos emerjan; y c) mantener una actitud receptiva al pensamiento de los niños para evitar que se sientan perdidos, subestimados o que pasan desapercibidos. EmPhil abre un espacio pedagógico para que los niños vean que sus propios pensamientos son lo suficientemente importantes como para ser reconocidos, cuestionados y discutidos sin ser dejados de lado. EmPhil celebra el instante, lo espontáneo, lo inconcluso y el proceso de pensamiento que se transforma y se desarrolla constantemente en el marco dialógico provisto por la filosofía para/con niños. Como tal, EmPhil forja un lazo creativo entre la filosofía y la pedagogía que aún no ha sido totalmente explorado.||Esse artigo pretende introduzir a ideia de Filosofia Emergente (EmPhil) como um modo de nomear, descrever, desenvolver e compreender o processo de ter momentos filosóficos que ocorrem instantaneamente e que vêm diretamente das crianças em sala de aula. A conceptualização de EmPhil se baseia teoricamente em filosofias que exploram o processo de pensamento como emergência, entendido como uma prática e um modo de vida. EmPhil é um conceito pedagógico atual que ainda está se desenvolvendo – moldando nossa experiência na sala de aula e sendo, ao mesmo tempo, remodelado por ela, dedicando-se, assim, a uma prática que permite que o pensamento das crianças (e também o do professor) se abra às ideias filosóficas. EmPhil é uma forma de espanto e epifania, e depende dos adultos: a) reconhecer e acolher esses momentos emergentes, e reconhecer as ideias filosóficas e pré-filosóficas contidas neles através da observação e do diálogo, b) abrir um espaço maior entre as atividades organizadas para permitir que esses momentos possam emergir; e c) manter uma atitude receptiva ao pensamento das crianças para evitar que se sintam perdidas, subestimadas ou que passem desapercebidas. EmPhil abre um espaço pedagógico para que as crianças vejam que seus próprios pensamentos são suficientemente importantes para ser reconhecidos, questionados e discutidos sem ser deixados de lado. EmPhil celebra o instante, o espontâneo, o inconcluso e o processo de pensamento que se transforma e se desenvolve constantemente no âmbito dialógico fornecido pela filosofia para/com crianças. Desta forma, EmPhil forja um laço criativo entre a filosofia e a pedagogia que ainda não foi totalmente explorado.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
theodoropoulou, elena | nikolidaki, sofia
Data
9 de janeiro de 2017
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/26646 | 10.12957/childphilo.2017.26646
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 13, No 26 (2017): jan./apr.; 153-165 | childhood & philosophy; Vol 13, No 26 (2017): jan./apr.; 153-165 | childhood & philosophy; Vol 13, No 26 (2017): jan./apr.; 153-165 | 1984-5987
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion