-
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS RECORRENTES E ALGUMAS QUESTÕES EM CURSO
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI:10.12957/polemica.2017.31043__________Resumo: O presente texto apresenta para debate reflexões sobre os desafios que atravessam a formação de professores para a educação básica. Procura situar aspectos advindos das inovações técnico-científicas e do mundo do trabalho quando demandam modos de se constituir professor a partir do discurso da competência e da habilidade. Aponta para alguns limites nas políticas educacionais de formação docente quando essas mesmas políticas tentam articular uma profissionalização baseada na qualidade dos futuros professores que, em termos estruturais, apresentam impactos frágeis no sentido de enfrentar uma formação consolidada ainda que o que esteja em causa seja a democratização e a igualdade do acesso ao ensino. Por fim, indica algumas questões para pensar possíveis mudanças na formação cujo ponto fulcral é a afirmação de uma política de valorização docente face às variações do mundo do trabalho. Palavras-chave: Formação docente. Política. Competência. Novas tecnologias. __________ Abstract: This paper presents for discussion, reflections on the challenges that go through the training of teachers for basic education. Seeks to place issues arising from the technical and scientific innovation and the world of work when demanding ways to provide teacher from the discourse of competence and skill. In this sense, points to some limits in educational training policies for teaching profession, when these same policies try to articulate a professionalism based on the quality of future teachers, in structural terms, it presents fragile impacts to tackling a consolidated training, although what is concerned is the democratization and equality of access to education. Finally, it indicates some issues to think about possible changes in teacher training whose focal point is the statement of a policy of valorization in teacher formation in the face of changes put in process in the world of work. Keywords: Teacher education. Policy. Competence. New technologies.
ISSN
1676-0727
Periódico
Autor
Pontes Costa, Eduardo Antonio de
Data
30 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/31043 | 10.12957/polemica.2017.31043
Idioma
Fonte
POLÊM!CA; v. 17, n. 3 (2017); 060 - 078 | 1676-0727
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion